CNC - Centro de Neurociências e Biologia Celula

Sub-área
Neurociências, Envelhecimento e Doenças Degenerativas
Descrição

O CNC é um Centro de Investigação multidisciplinar cuja missão principal é promover a investigação fundamental e translacional, bem como organizar estudos avançados na área das ciências biomédicas com particular foco nas Neurociências.

O centro é uma referência nacional na área e junta investigadores das várias Faculdades da Universidade de Coimbra e do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra. Atualmente, os objectivos principais do Centro focam sobretudo as áreas das Neurociências, da Biologia Celular, da Biotecnologia Molecular, da Transferência do Saber, do programa de Estudos Avançados (PhD) em Biologia Experimental e Biomedicina e contribui, através do Programa Ciência e Sociedade, para o desenvolvimento de parcerias com escolas e a extensão dos recursos à comunidade. Os esforços do CNC contribuíram já para uma interacção profícua com a indústria e as autoridades locais, que resultaram na criação da Biocant – uma unidade de transferência de tecnologia – cuja rápida expansão no parque tecnológico se tornou tornou-se o pólo agregador do Biocant Park, um Parque Biotecnológico em franco crescimento que tem vindo a atrair novas empresas de Biotecnologia.

Áreas de Investigação
Neurociências e Doença; Biotecnologia; Metabolismo Envelhecimento, e Doença.
Competências
Neuromodulação; Biologia das synapses; Factor de Crescimento de sinalização e isquemia cerebral; Disfunção mitocondrial e Sinalização na neurodegeneração; Neuroendocrinologia e Envelhecimento; Biologia Redox e Cérebro Sensing; Biotecnologia Molecular; Biologia Computacional e Sistemas; Vetores e Terapia Genética; Biomateriais e Terapias com base em Células Estaminais; Farmacometria; Quimíca Medicinal & Descoberta de Fármacos; Microbiologia ; Biologia da Reprodução e Células Estaminais; Metabolismo celular e Controle de Qualidade; As mitocôndrias, Metabolismo e Doença; Diabetes e Obesidade Complicações; Farmacologia ImunoMetabolica.
Morada
Universidade de Coimbra Rua Larga Faculdade de Medicina, Pólo I, 1º andar 3004-504 Coimbra, PORTUGAL
Webpage