CQC – Centro de Química de Coimbra

Sub-área
Química e Engenharia Química
Descrição

O CQC dedica-se a quatro áreas prioritárias do Plano de Desenvolvimento da Região Centro de Portugal: Saúde e bem-estar, Eficiência energética, Materiais e Desenvolvimento de Indústria Sustentável, dando especial enfoque à Química Médica, sendo o CQC a maior unidade a nível molecular da Região em sinergia com o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra.

A investigação avançada nas áreas da Química realizada neste centro já permitiu desenvolver aplicações que conduziram a fórmulas farmacêuticas, terapia fotodinâmica, desenho de medicamentos, e síntese de APIs (compostos farmacologicamente ativos), LEDs, sensores, corantes, sistemas fotovoltaicos, catálise homogénea, química atmosférica, dobramento de proteínas, compactação de DNA, permeabilidade de membranas, etc.

Áreas de Investigação
Química Orgânica; Química Teórica e Computacional; Química Biológica; Macromoléculas, Colóides e Fotoquímica; Estrutura, Energia, Reatividade.
Competências
Laserlab; RMN (400, 500, 600 MHz); Espectroscopia Raman / espectroscopia de infravermelho (FTIR), incluindo acessório ATR; Fluorescência / espectroscopia fosforescência; UV / vis / NIR absorpt / difusa spectrsocopy reflectância; Dicroísmo Circular (CD) Espectroscopia; Fluorescência / Microscopia Óptica; Clusters de computadores para estudos computacionais e teóricas avançadas; Técnicas de reação rápida (microssegundos para fs - pump-probe); Sistemas criogénicos para trabalhar em temperaturas próximas do zero absoluto; Reactor de microondas incluindo o sistema de gás de alta pressão para a síntese; Equipamento dedicado para a produção de filme fino, o teste de células solares.
Morada
Centro de Química de Coimbra, Departamento de Química Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra 3004-535 Coimbra, PORTUGAL
Webpage