INESCC – Instituto para Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra

Sub-área
Engenharia Electrónica e Engenharia Informática
Descrição
A missão do INESC, de acordo com os seus estatutos, abrange a investigação científica, desenvolvimento tecnológico, consultoria, integração e transferência de saberes e tem por base várias áreas da Engenharia e da Gestão/ Operações.

O objetivo deste instituto é contribuir, através da abordagem da Engenharia de Sistemas, para melhorar o desempenho das empresas, das instituições e o progresso do conhecimento, combinando a teoria com a metodologia, assuntos técnicos e factores humanos para a abordagem criativa de problemas complexos.
Áreas de Investigação
Múltiplos Critérios / Objetivos de Apoio à Decisão; Teletraffic Engineering & Telecommunication Network Design; Environmental & Ordenamento do Território / Cidades Sustentáveis; Utilização racional da energia e da alimentação Sistemas de Planejamento; Mecânica Computacional Aplicada a Sistemas Estruturais.
Competências
Modelos de otimização de rede, algoritmos e modelagem de tráfego; Avaliação da eficiência nas indústrias e serviços; Análise e avaliação de projectos de investimento; Sistemas de apoio à colaboração em grupo (groupware) e processos de negociação; Aplicação de técnicas de pesquisa operacional para rede de design; Uso da terra, urbano, regional, transportes e planeamento ambiental; Gestão da demanda por modelos de consumo de energia e da electricidade; Gestão de energia nos edifícios e avaliação da qualidade do ar interior; Análise de qualidade de serviço nas redes de electricidade; Mercados da electricidade, as interações de economia de energia-ambiente-e desenvolvimento sustentável.
Rua Antero de Quental, Nº199 3000 - 033 Coimbra, PORTUGAL
Webpage