CES - Centro de Estudos Sociais

Sub-área
Instituições, Valores, Crenças e Comportamentos
Descrição

O Centro de Estudos Sociais (CES) é um Laboratório Associado do MEC, desde 2002, vocacionado para a investigação e formação avançada nas diversas áreas das ciências sociais e humanas.

O CES rege-se segundo as seguintes orientações estratégicas: promoção de novas epistemologias e estímulo à interação cultural de ideias e à investigação inovadora; reforço da participação em redes nacionais e internacionais, com especial enfoque na cooperação com os países de língua portuguesa no âmbito das relações Norte-Sul e na Europa; apoio ao desenvolvimento de conceções progressistas de direitos humanos e ao aprofundamento da democracia; aprofundamento do conhecimento sobre a sociedade portuguesa numa perspetiva comparada, promotora do debate; apoio à formulação de políticas públicas e a reforma da administração da justiça; e promoção os estudos pós-graduados e atividades de formação avançada.

Áreas de Investigação
Cidades, Culturas e Arquitetura; Ciência, Economia e Sociedade; Democracia, Cidadania e Direito; Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz; Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades.
Competências
Investigação fundamental na área dos projectos em que o CES está envolvido; Consultoria e investigação para a avaliação de políticas públicas em resposta a solicitações diretas de agências governamentais ou internacionais e ONGs sob contrato na área de intervenção do CES ou a participação do Centro em procedimentos concursais; Avaliação sistemática de políticas públicas específicas por Observatórios, incluindo recolha de dados, que resultam de protocolos com órgãos públicos e que permitem a criação de bancos de dados para divulgação pública e propostas políticas relevantes; Atividades letivas, nomeadamente programas doutorais e de investigação pos-doc; Programas de estudos avançados e cursos de verão orientados para jovens investigadores, funcionários da administração pública e de ONGs e estudantes internacionais; Atividades cívicas e culturais complementares à disseminação de resultados da investigação científica através da organização de ciclos de cinema temáticos, exposições, debates públicos e apresentações em escolas secundárias, entre outras.
Colégio de S. Jerónimo Largo D. Dinis Apartado 3087 3000-995 Coimbra, PORTUGAL
Webpage