VERSÃO BETA

Sub-área
Culturas e Produção Cultural
Descrição

O Centro de Literatura Portuguesa (CLP) é uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia desde de 2003. Tendo como principais missões promover o estudo e a divulgação da Literatura Portuguesa enquanto património e enquanto realidade viva.

O CLPa tem como objetivos diretos imprimir organicidade à investigação em Literatura Portuguesa, numa perspetiva interdisciplinar e comparatista, e sistematizar o diálogo crítico entre as principais tendências da Teoria e da Crítica Literárias. O CLP propõe-se ainda desenvolver o intercâmbio pedagógico e científico com instituições congéneres nacionais e internacionais, e enquadrar a investigação dos estudantes, acolhendo-os em projectos e incentivando a sua participação em Colóquios. Para desempenhar esta missão, o CLP promove realizações científicas, de forma autónoma ou em parceria com outras instituições nacionais e internacionais. Os membros do Centro asseguram ainda seminários e cursos de vário tipo: de Mestrado, de Doutoramento e ainda cursos intensivos não conferentes de grau.

Áreas de Investigação
Património Literário; Língua Portuguesa; Teoria da Literatura; Mediação Digital e Materialidades da Literatura.
Competências
Património Literário: Orientação predominantemente filológica, centrando-se na produção de edições críticas e textos anotados, em formato impresso e digital, dirigidas a um público académico; Língua Portuguesa: Estudo da língua Portuguesa na sua relação com o ensino da literatura, e também no contexto das literaturas de língua portuguesa; Teoria da Literatura: Teorização crítica e a investigação concetual e aplicada sobre as formas literárias e os modos de representação; Mediação Digital e Materialidades da Literatura: Relocalização do literário no espaço de escrita e leitura digital, examina as dimensões materiais e tecnológicas da literatura, e adota metodologias interdiscursivas e interartísticas no estudo da relação entre literatura, artes e média.
Morada
Centro de Literatura Portuguesa Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra 3004-530 Coimbra, PORTUGAL
Webpage