Sobre o ICUC
O Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra (ICUC) foi inaugurado no dia 4 de julho de 2016 e constitui um projeto especial da Reitoria da Universidade de Coimbra em parceria com a Universidade de Estudos Internacionais de Pequim e a Universidade de Medicina Chinesa de Zhejiang.
O Instituto possui dois diretores, a Professora Cristina Zhou, diretora em representação da Universidade de Coimbra, e o Professor Li Xiang Min, diretor em representação da Universidade de Estudos Internacionais de Pequim. Constituem, igualmente, partes integrantes desta comunidade as docentes Guo Liangyang, Gao Yuanyuan, Mariana Amado, Huiming Pan e a secretária executiva Olga Canas.
O ICUC destaca-se pela sua ação em diferentes aspetos como:
- A difusão da língua e cultura chinesas;
- Formação de pessoas interessadas em alargar os seus conhecimentos nas relações entre Portugal e China;
- Divulgação do conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa em Portugal, assim como na habilitação dos profissionais portugueses que a praticam.
Deste modo, o Instituto é um excelente local para os interessados aprenderem mandarim, dispondo de alta qualidade de ensino. Para além disto, desenvolve iniciativas de divulgação da cultura chinesa.
O Confúcio de Coimbra oferece aulas livres de ténis de mesa à Faculdade de Desporto de Coimbra e uma disciplina opcional de Introdução à Medicina Tradicional Chinesa aos estudantes da Faculdade de Medicina em Coimbra. Colabora com a Faculdade de Direito na cadeira opcional de Direito Luso-Chinês, com a Academia Sino-Lusófona (outro projeto especial da Reitoria da Universidade de Coimbra) e com a academia para os Encontros de Religiões e Culturas, um projeto do diretor da Biblioteca Geral. São, igualmente, prestados serviços a entidades públicas e privadas, sendo de destacar o escola particular St. Paul´s School.
O ICUC encontra-se sediado no Colégio de Jesus, mais especificamente no Largo da Feira dos Estudantes (Largo da Sé Nova), em Coimbra.
(Texto de autoria de Beatriz Santos)
Prazo de Candidaturas 2022/2023
4.ª fase
Prazo de candidatura: 20.03.2023 a 31.03.2023
Disponibilização das listas de seriação provisórias pelos avaliadores: 04.04.2023
Audiência Prévia: 04.04.2023 a 17.04.2023
Disponibilização das listas de seriação definitivas pela Direção das UO´s: 18.04.2023
Matrícula/Inscrição: 19.04.2023 a 26.04.2023
Oferta Formativa
Notícias




Pessoas
Cristina Miao Zhou
Cristina Zhou é doutorada e mestra em Literatura de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, bem como licenciada em Língua e Cultura Portuguesas pela Universidade de Estudos Internacionais de Xangai. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do DAAD. Tem participado em várias conferências na Europa, China, Coreia do Sul e Estados Unidos da América com trabalhos sobre diversos temas relacionados com Fernando Pessoa e o Modernismo Português. É atualmente diretora executiva do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra, do centro CASS-UC de Estudos Chineses e do Centro BFSU-UC de Estudos Sino-Lusófonos.
Li Xiangmin
Sendo o antigo Diretor da Escola de Educação Inglesa da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim e atualmente professor de Língua, Cultura e Literatura Inglesa na mesma, Li Xiangmin já lecionou não só em várias instituições chinesas, mas também americanas, como é o caso da Universidade do Norte da Flórida e da Universidade do Norte do Arizona. É também autor de vinte livros académicos, bem como de trinta artigos de pesquisa. É atualmente diretor chinês do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra.
Guo Liangyang
Guo Liangyan é quem gere os cursos de chinês disponibilizados pelo Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra. Com um histórico profissional que passa pela Universiti Malaya, com sede na Malásia, é Mestra em ensino do chinês a falantes não nativos da língua e faz atualmente parte da equipa do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra.
Yuan Qianwen
Mestre em Aulas de Mandarim a Estrangeiros e com formação profissional em atividades letivas de Chinês, tem já uma vasta experiência na lecionação profissional e voluntária. Lecionou Mandarim na China (BISU – Beijing International Studies University), Mongólia, e Polónia (Varsóvia). Tem também experiência na lecionação de Inglês a alunos Chineses.
Mariana Amado
Licenciada em Tradução e Interpretação de Português-Chinês/Chinês-Português pelo Instituto Politécnico de Leiria, licenciatura através da qual também teve oportunidade de frequentar a Universidade de Línguas e Cultura de Pequim e o Instituto Politécnico de Macau. É atualmente docente no Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra.
Huiming Pan
Sendo licenciada em Relações Públicas na Faculdade de Xinhua da Universidade de Sun Yat-Sem, Huiming Pan estudou também Jornalismo e Comunicação na Universidade de Coimbra, colaborando atualmente com a equipa do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra.
Olga Canas
Técnica Superior da Universidade de Coimbra, teve a oportunidade de desenvolver e gerir projetos na Faculdade de Direito, no Serviço de Recursos Humanos e na Divisão de Relações Internacionais. Com uma forte propensão para a internacionalização, trabalhou durante alguns anos no Brasil e no Reino Unido, na área da educação. Colabora, desde 2018, com o Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra, como secretária executiva, cuidando do dia a dia do Instituto.
Horário e contactos
Atendimento presencial com marcação prévia:
2.ª e 5.ª feiras, das 9h30 às 11h30
Contactos:
Largo da Feira dos Estudantes
3000-213 Coimbra, Portugal
+351 239 855 230
Email: instituto-confucio@uc.pt