Sobre o ICUC
O Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra (ICUC) foi inaugurado no dia 4 de julho de 2016 e constitui um projeto especial da Reitoria da Universidade de Coimbra em parceria com a Universidade de Estudos Internacionais de Pequim e a Universidade de Medicina Chinesa de Zhejiang.
O Instituto possui dois diretores, a Professora Cristina Zhou, diretora em representação da Universidade de Coimbra, e o Professor Li Xiang Min, diretor em representação da Universidade de Estudos Internacionais de Pequim. Constituem, igualmente, partes integrantes desta comunidade as docentes Guo Liangyang, Qianwen Yuan, Mariana Amado, Huiming Pan e a secretária executiva Olga Canas.
O ICUC destaca-se pela sua ação em diferentes aspetos como:
- A difusão da língua e cultura chinesas;
- Formação de pessoas interessadas em alargar os seus conhecimentos nas relações entre Portugal e China;
- Divulgação do conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa em Portugal, assim como na habilitação dos profissionais portugueses que a praticam.
Deste modo, o Instituto é um excelente local para os interessados aprenderem mandarim, dispondo de alta qualidade de ensino. Para além disto, desenvolve iniciativas de divulgação da cultura chinesa.
O Confúcio de Coimbra oferece aulas livres de ténis de mesa à Faculdade de Desporto de Coimbra e uma disciplina opcional de Introdução à Medicina Tradicional Chinesa aos estudantes da Faculdade de Medicina em Coimbra. Colabora com a Faculdade de Direito na cadeira opcional de Direito Luso-Chinês, com a Academia Sino-Lusófona (outro projeto especial da Reitoria da Universidade de Coimbra) e com a academia para os Encontros de Religiões e Culturas, um projeto do diretor da Biblioteca Geral. São, igualmente, prestados serviços a entidades públicas e privadas, sendo de destacar o escola particular St. Paul´s School.
O ICUC encontra-se sediado no Colégio de Jesus, mais especificamente no Largo da Feira dos Estudantes (Largo da Sé Nova), em Coimbra.
(Texto de autoria de Beatriz Santos)
Oferta Formativa
Prazo de Candidaturas 2023/2024
1.ª fase
Prazo de candidatura: 04.09.2023 a 15.09.2023
Disponibilização das listas de seriação provisórias pelos avaliadores: 19.09.2023
Audiência Prévia: 20.09.2023 a 02.10.2023
Disponibilização das listas de seriação definitivas pela Direção: 03.10.2023
Matrícula/Inscrição: 03.10.2023 a 20.10.2023
Notícias
Eventos
Pessoas
Cristina Miao Zhou
Cristina Zhou é doutorada e mestra em Literatura de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, bem como licenciada em Língua e Cultura Portuguesas pela Universidade de Estudos Internacionais de Xangai. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do DAAD. Tem participado em várias conferências na Europa, China, Coreia do Sul e Estados Unidos da América com trabalhos sobre diversos temas relacionados com Fernando Pessoa e o Modernismo Português. É atualmente diretora executiva do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra, do centro CASS-UC de Estudos Chineses e do Centro BFSU-UC de Estudos Sino-Lusófonos.
Li Xiangmin
Sendo o antigo Diretor da Escola de Educação Inglesa da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim e atualmente professor de Língua, Cultura e Literatura Inglesa na mesma, Li Xiangmin já lecionou não só em várias instituições chinesas, mas também americanas, como é o caso da Universidade do Norte da Flórida e da Universidade do Norte do Arizona. É também autor de vinte livros académicos, bem como de trinta artigos de pesquisa. É atualmente diretor chinês do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra.
Guo Liangyang
Guo Liangyan é quem gere os cursos de chinês disponibilizados pelo Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra. Com um histórico profissional que passa pela Universiti Malaya, com sede na Malásia, é Mestra em ensino do chinês a falantes não nativos da língua e faz atualmente parte da equipa do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra.
Yuan Qianwen
Mestre em Aulas de Mandarim a Estrangeiros e com formação profissional em atividades letivas de Chinês, tem já uma vasta experiência na lecionação profissional e voluntária. Lecionou Mandarim na China (BISU – Beijing International Studies University), Mongólia, e Polónia (Varsóvia). Tem também experiência na lecionação de Inglês a alunos Chineses.
Mariana Amado
Licenciada em Tradução e Interpretação de Português-Chinês/Chinês-Português pelo Instituto Politécnico de Leiria, licenciatura através da qual também teve oportunidade de frequentar a Universidade de Línguas e Cultura de Pequim e o Instituto Politécnico de Macau. É atualmente docente no Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra.
Huiming Pan
Sendo licenciada em Relações Públicas na Faculdade de Xinhua da Universidade de Sun Yat-Sem, Huiming Pan estudou também Jornalismo e Comunicação na Universidade de Coimbra, colaborando atualmente com a equipa do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra.
Olga Canas
Técnica Superior da Universidade de Coimbra, teve a oportunidade de desenvolver e gerir projetos na Faculdade de Direito, no Serviço de Recursos Humanos e na Divisão de Relações Internacionais. Com uma forte propensão para a internacionalização, trabalhou durante alguns anos no Brasil e no Reino Unido, na área da educação. Colabora, desde 2018, com o Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra, como secretária executiva, cuidando do dia a dia do Instituto.
Horário e contactos
Atendimento presencial com marcação prévia:
2.ª e 5.ª feiras, das 9h30 às 11h30
Contactos:
Largo da Feira dos Estudantes
3000-213 Coimbra, Portugal
+351 239 855 230
Email: instituto-confucio@uc.pt