Sobre o ICUC

O Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra (ICUC) foi inaugurado no dia 4 de julho de 2016 e constitui um projeto especial da Reitoria da Universidade de Coimbra em parceria com a Universidade de Estudos Internacionais de Pequim e a Universidade de Medicina Chinesa de Zhejiang.

O Instituto possui dois diretores, a Professora Cristina Zhou, diretora em representação da Universidade de Coimbra, e o Professor Li Xiang Min, diretor em representação da Universidade de Estudos Internacionais de Pequim. Constituem, igualmente, partes integrantes desta comunidade as docentes Guo Liangyang, Qianwen Yuan, Mariana Amado, Huiming Pan e a secretária executiva Olga Canas.

O ICUC destaca-se pela sua ação em diferentes aspetos como:

- A difusão da língua e cultura chinesas;

- Formação de pessoas interessadas em alargar os seus conhecimentos nas relações entre Portugal e China;

- Divulgação do conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa em Portugal, assim como na habilitação dos profissionais portugueses que a praticam.

Deste modo, o Instituto é um excelente local para os interessados aprenderem mandarim, dispondo de alta qualidade de ensino. Para além disto, desenvolve iniciativas de divulgação da cultura chinesa.

O Confúcio de Coimbra oferece aulas livres de ténis de mesa à Faculdade de Desporto de Coimbra e uma disciplina opcional de Introdução à Medicina Tradicional Chinesa aos estudantes da Faculdade de Medicina em Coimbra. Colabora com a Faculdade de Direito na cadeira opcional de Direito Luso-Chinês, com a Academia Sino-Lusófona (outro projeto especial da Reitoria da Universidade de Coimbra) e com a academia para os Encontros de Religiões e Culturas, um projeto do diretor da Biblioteca Geral. São, igualmente, prestados serviços a entidades públicas e privadas, sendo de destacar o escola particular St. Paul´s School.

O ICUC encontra-se sediado no Colégio de Jesus, mais especificamente no Largo da Feira dos Estudantes (Largo da Sé Nova), em Coimbra.

(Texto de autoria de Beatriz Santos)

Pessoas

Cristina Miao Zhou

Diretora em representação da UC

Cristina Zhou é doutorada e mestra em Literatura de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, bem como licenciada em Língua e Cultura Portuguesas pela Universidade de Estudos Internacionais de Xangai. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do DAAD. Tem participado em várias conferências na Europa, China, Coreia do Sul e Estados Unidos da América com trabalhos sobre diversos temas relacionados com Fernando Pessoa e o Modernismo Português. É atualmente diretora executiva do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra, do centro CASS-UC de Estudos Chineses e do Centro BFSU-UC de Estudos Sino-Lusófonos.

Li Xiangmin

Diretor Chinês

Sendo o antigo Diretor da Escola de Educação Inglesa da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim e atualmente professor de Língua, Cultura e Literatura Inglesa na mesma, Li Xiangmin já lecionou não só em várias instituições chinesas, mas também americanas, como é o caso da Universidade do Norte da Flórida e da Universidade do Norte do Arizona. É também autor de vinte livros académicos, bem como de trinta artigos de pesquisa. É atualmente diretor chinês do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra.

Guo Liangyang

Docente

Guo Liangyan é quem gere os cursos de chinês disponibilizados pelo Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra. Com um histórico profissional que passa pela Universiti Malaya, com sede na Malásia, é Mestra em ensino do chinês a falantes não nativos da língua e faz atualmente parte da equipa do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra.

Mariana Amado

Docente

Licenciada em Tradução e Interpretação de Português-Chinês/Chinês-Português pelo Instituto Politécnico de Leiria, licenciatura através da qual também teve oportunidade de frequentar a Universidade de Línguas e Cultura de Pequim e o Instituto Politécnico de Macau. É atualmente docente no Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra.

Peilin Yu

Peilin Yu é atualmente docente no Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra e doutoranda em Literatura de Língua Portuguesa na FLUC. Licenciada em Língua e Cultura Portuguesas na Guangzhou University of Foreign Studies e mestre em Literatura de Língua Portuguesa na FLUC. Trabalha com a literatura, as artes e a tradução. Escreve comentários críticos para revistas literárias chinesas e faz traduções literárias. Tem também experiência de ensino de língua chinesa.

Olga Canas
Secretária Executiva

Técnica Superior da Universidade de Coimbra teve a oportunidade de desenvolver e gerir projetos na Faculdade de Direito, no Serviço de Recursos Humanos e na Divisão de Relações Internacionais. Com uma forte propensão para a internacionalização, trabalhou durante vários anos no Brasil e no Reino Unido, na área da educação. Colabora, desde 2018, com o Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra, como secretária executiva, gerindo o Instituto e a sua equipa

Horário e contactos

Solicitamos que utilize o email como contacto preferencial. Muito obrigada!

Atendimento presencial com marcação prévia:

2.ª e 5.ª feiras, das 9h30 às 11h30

Contactos:

Largo da Feira dos Estudantes
3000-213 Coimbra, Portugal
+351 239 855 230
Email: instituto-confucio@uc.pt