Eventos

Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra participa pela primeira vez no “Chinese Bridge”

Publication date: 04-05-2019 10:59

O Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra participou pela primeira vez na competição em Portugal do “Chinese Bridge” na Universidade do Minho tida no dia 4 de maio.
Na tarde de 4 de maio, o Concurso Seletivo de “Chinese Bridge” de 2019 destinado aos estudantes universitários de Portugal teve lugar com sucesso na Universidade de Minho, em Braga. A Luo QiaoYin (Inês Rosa Locerenço) selecionada pelo Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra ganhou um prémio da menção honrosa, sendo a primeira concorrente do instituto a participar e receber prémio neste concurso.
Chinese Bridge Competition 3
Assistiram no concurso Zhou GaoYu, o Primeiro-secretário da Embaixada da República Popular da China, o diretor executivo e o diretor da parte chinesa da Universidade de Minho e os diretores dos respetivos Institutos Confúcio da Universidade de Lisboa, da Universidade de Coimbra e da Universidade de Aveiro. No discurso de inauguração, o diretor Zhou GaoYu realçou que a educação da língua contribui imenso para o intercâmbio cultural e aprofunda o conhecimento mútuo dos povos de ambos lados. Manifestou a sua esperança de que por meio do concurso “Chinese Bridge”, mais jovens talentosos se dediquem a aprender Chinês e a cultura da China, de forma a promover a cooperação amigável entre a China e Portugal.
O concurso incluiu três partes, nomeadamente discurso em chinês, quiz sobre conhecimentos e show de talentos. Os participantes proferiram discursos com o tema de “Tian Xia Yi Jia” (tradução: todos pertencem a uma família num mundo unido), compartilhando as experiências e reflexões próprias de aprender chinês.
No discurso, Luo QiaoYin falou sobre o seu trajeto de aprendizagem do chinês e contou a sua experiência inolvidável aos espectadores e convidados, expressando sua ânsia e aspiração de continuar a aprender a língua e saber mais da cultura chinesa. Luo QiaoYin fez um trabalho excelente na parte de quiz sobre conhecimentos, o que não resulta apenas da acumulação dos conhecimentos culturais por meio do estudo, mas também devido ao esforço empenhado dos professores do instituto.
Chinese Bridge Competition
No decorrer de show de talentos, todos recorreram plenamente às suas habilidades, mostrando a fluência em termos da língua chinesa e a abundância dos conhecimentos acerca da cultura chinesa. Entre os shows, a canção da música em chinês, apresentação de Guzheng e demonstração de Taiji Quan foram os mais espetaculares. A canção trazida pela Luo QiaoYin que usou um vestuário tradicional chinesa recebeu um grande aplauso.
Após o concurso, a Luo QiaoYin disse que ainda existe espaço para melhorar em termos do nível do chinês. Entretanto, acrescentou, a concorrência com os outros beneficiou-a muito, e firmou a sua determinação de aprender chinês com mais esforço, de modo a tornar-se uma “ponte” entre a China e Portugal.
Este momento foi a primeira vez que o Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra participou no concurso de “Chinese Bridge”. Única participante em representação do instituto, a Luo QiaoYin teve um bom desempenho no concurso. Ela conseguiu superar a emoção tensa e falou fluentemente em chinês, obtendo êxito quer no quiz sobre conhecimentos, quer no show de talentos. É pois um exemplo positivo para os outros alunos do instituto.
Chinese Bridge Competition 5
O Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra continuará a aproveitar as vantagens da plataforma e proverá mais oportunidades e palcos para que os aprendizes portugueses do chinês possam expor suas capacidades da língua e os seus próprios talentos. Além disso, também espera sinceramente que, daqui para frente, haja mais alunos que queiram participar no concurso de “Chinese Bridge” e buscar maior progresso na aprendizagem da língua e cultura chinesas, a fim de se tornarem emissários do intercâmbio cultural e cooperação amigável entre a China e Portugal.

Chinese Bridge Competition 1