(Notícia) Festival das Lanternas

Publication date: 09-03-2019 14:29

Às 16:00 de 8 de março, no horário local, o Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra realizou uma atividade cultural enquadrada no Festival da Primavera “Amar os caracteres chineses e experimentar a beleza da cultura”. Juntaram-se cerca de cinquenta amigos provenientes de Portugal, do Brasil, do Japão e do Vietname. Os participantes obtiveram mais conhecimento da cultura chinesa e experimentaram a cozinha chinesa através desta atividade cultural chinesa.

Lantern Festival 3
Foram preparados vários jogos relativos ao Festival das Lanternas, tendo os participantes se divertido muito com estes jogos e experimentado a alegria trazido pelo festival chinês. Num dos intervalos do jogo, um colaborador voluntário do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra proferiu uma palestra sobre a tradição do Festival das Laternas, explicando em detalhe a origem e as formas de celebrar o festival. No final, os participantes, junto com os professores do Instituto Confúcio, confecionaram e provaram os bolinhos do festival (yuanxiao), cuja comida é tipicamente tradicional da China.

Lantern Festival 5
Esta atividade foi elogiada pelos estudantes e professores da Universidade de Coimbra que desejam que o Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra possa realizar mais atividades culturais semelhantes e deixar os estudantes experimentarem a cultura chinesa com maior proximidade.

Lantern Festival 4

Durante o Festival da Primavera, o Instituto Confúcio organizou várias atividades como “Passear na escola no Festival da Primavera”, “Cumprimento cultural”, “Reunião divertida na véspera do ano novo”, etc. Todas essas atividades trouxeram uma grande vivência do ano novo chinês a esta pequena cidade de Portugal.

Lantern Festival 1
O ano de 2019 é o quadragésimo ano da fundação da amizade luso-chinês, é também o terceiro ano da fundação do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra, tendo este como intenção a de inaugurar uma série de atividades culturais"Praticar-se o que vê", destinada a fazer com os amigos participem na experiência e no conhecimento da beleza da cultura chinesa.