Uma introdução às diferentes artes e filosofias estéticas da China pré-moderna.

As sessões da Mestre Caterina Paiva terão como base a obra do filósofo e historiador chinês Li Zehou 李泽厚, em particular, o seu livro The Chinese Aesthetic Tradition e textos originais da tradição estética chinesa.

Início a 1 de março, estando previstas 8 sessões quinzenais. Cada sessão terá a duração de cerca de 1 hora e meia, com intervalo de 10 minutos.

Regime: híbrido.

Línguas de trabalho: Português e Inglês.

Calendário:

Sessão de abertura do seminário

01/03/2023

Sessão: O Sistema de Ritos e Música 礼乐制度

15/03/2023

Os Ritos e Música são das mais longas tradições chinesas. Sistematizados na Dinastia Zhou周代 (Ocidental, 1046-771 AC), foram usados como forma de manter coesão social, enquanto estruturas sociais e hierárquicas se solidificavam. Desenvolveram-se muito a partir de práticas já existentes nas dinastias anteriores, como a Shang 商代 e a Xia 夏代. Modelaram, também, muito do que posteriormente se desenvolveria como arte e filosofia estética. Período: Dinastia Zhou Ocidental

Sessão: A Filosofia Estética de Confúcio孔子

29/03/2023

Confúcio (551 – 479 AC) foi absolutamente fulcral para o desenvolvimento da filosofia, e praticamente todas as áreas do saber ao longo da história da China. Partindo das conceções de beleza e harmonia já avançadas pela tradição de Ritos e Música das Dinastias anteriores, Confúcio sistematiza-as num sistema filosófico que perdurou durante grande parte da história imperial da China e que ainda hoje mantém muita relevância. Período: Dinastia Zhou Oriental, especificamente Período dos Estados Combatentes

Sessão: A Filosofia Estética Clássica Daoista (Dao Jianzi 道家)

12/04/2023

O Daoismo como tradição filosófica é altamente debatida entre a comunidade académica. No entanto, os estudos de história do pensamento chinês tendem a associar o Daoismo pré-imperial, ou clássico, com o Dao De Jing 道德经 – Clássico do Dao e da Virtude (de Laozi 老子), e com o Clássico de Zhuangzi (do autor Zhuangzi 庄子). Os ensinamentos destas duas obras estão na base de grande parte das teorias artísticas e estéticas da China, com muito forte presença na prática da caligrafia e da pintura. Período: Dinastia Zhou Oriental, especificamente Período dos Estados Combatentes

Sessão: O Clássico das Odes (Shi Jing 诗经)

26/04/2023

Um dos cinco clássicos canónicos confucionistas. Iremos ler o Grande Prefácio 大虚deste Clássico, que re-significou e sistematizou o significado da poesia. Também abordaremos debates entre os usos da poesia pré-imperial (antes da Dinastia Han) e durante a Dinastia Han, Dinastia associada com a escrita do Grande Prefácio deste Clássico. Período: Dinastia Han

Sessão: Caligrafia

10/05/2023

A caligrafia era considerada como forma suprema de arte visual na China pré-moderna. Como esperado, durante os mais de 3000 anos de escrita chinesa, a arte de escrever modificou-se e foi pensada diferentemente. Iremos abordar a prática da caligrafia chinesa recorrendo à análise de vários debates sobre a forma (形xing), os quais acompanharam muitas das avaliações estéticas que contribuíram para a prática sistematizada desta arte.

Sessão: Pintura

07/06/2023

Tal como a caligrafia, a prática e as avaliações estéticas sobre as diferentes tradições de pintura na China foram derivadas das formulações estéticas das suas diferentes épocas. Tendo isso em conta, iremos trabalhar com os famosos seis princípios 六法 (liu fa) de Xie He 谢赫 – considerados por muitos como o primeiro exemplo de teoria formal de arte da China (847 DC).

Sessão de Encerramento do Seminário

31/06/2023