Conteúdo da palestra:
A China contemporânea veio da China histórica e os chineses contemporâneos herdaram e desenvolveram a civilização confucionista fundada por Confúcio. Para conhecer a China e a cultura chinesa de hoje, é preciso regressar ao pensamento de Confúcio para procurar respostas.
Aliás, como é que é Confúcio como pessoa? Confúcio é uma pessoa forte e de pensamento independente, que respeita o céu e ama as pessoas, que tem moral superior e advoga o cortês e a etiqueta (princípio de perseverança). É uma pessoa que avança com o tempo. Através da palestra, vamos entrar no mundo de Confúcio e ser uma pessoa feliz e livre.
Perfil do especialista:
Lu Zequan, Doutorado em História, Investigador Associado do Instituto Confúcio, vice-diretor do Departamento de Intercâmbio Académico do Instituto Confúcio, vice-diretor do Centro de Estudos e Comunicação do Confucionismo Internacional. Diretor da associação do Instituto Confúcio, membro da Associação da História de Shandong. O Doutor Lu Zequan já trabalhou no Hanban do Ministério da Educação chinês.
O Doutor dedica-se, maioritariamente, à investigação nas áreas do confucionismo, da cultura tradicional e da teoria histórica. Publicou mais de 30 artigos nos últimos anos. Publicou, também, as obras académicas “Investigação sobre a interpretação histórica de historiadores sino-americanos” e “Pensamentos históricos de Yu Yingshi”; participou nos trabalhos académicos “Investigação sobre os pensamentos filantrópicos da cultura confucionista” e “O Confúcio diz assim”.
Apoio: Instituto Confúcio da Universidade do Minho,Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa
Disponível aqui: https://fb.watch/eYsBtKVoRb/