1.º Concurso Chinese Bridge para alunos do Ensino Básico de Portugal (online)

30 maio, 2022≈ 3 mins de leitura

No passado sábado, dia 28 de maio de 2022, o Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro recebeu e organizou o 1.º Concurso Chinese Bridge para alunos do Ensino Básico de Portugal (online).

O concurso decorreu desde as 9h30 até às 16h30 (fuso-horário de Lisboa), tendo sido apresentado em duas línguas, português e chinês.

Na lista de convidados especiais constaram o embaixador da China em Portugal, Sr. Zhao Bentang, o reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, os diretores dos cinco Institutos Confúcio de Portugal (Minho, Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa) e a Sra. Prof.ª Chen Mo, primeira-secretária da Secção Cultural e Educativa da Embaixada da China em Portugal.

Esta primeira edição do Concurso, com o tema “Aprendendo Chinês com Alegria”, contou com a participação de alunos de todo o país divididos em dois escalões, A e B. Todos os participantes demonstraram não só as suas capacidades linguísticas nas várias fases do concurso, como também o seu conhecimento de cultura chinesa, exibindo os seus talentos musicais, as suas habilidades para dançar, escrever caligrafia chinesa ou até mesmo cortar papel.

A vencedora do escalão A foi Mafalda Machado e o vencedor do escalão B foi Manuel Campante, ambos os concorrentes participarão nas finais do concurso.

Os três alunos em representação do Instituto Confúcio de Coimbra, David Antunes, Matheo Rodrigues e Noa Leitão, concorreram no escalão A. Durante todo o concurso, ainda que com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos e sob muita pressão, demonstraram uma enorme perseverança. O ICUC está, por isso, muito feliz pela participação destes pequenos aprendizes de chinês e deseja que possam voltar a concorrer na próxima edição!

Partilhe