Arte do Chá Chinês e Festival do Meio do Outono
O Instituto Confúcio realizou uma sessão experimental denominada "Arte do Chá Chinês e Festival do Meio do Outono"
No dia 16 de setembro, para celebrar o Festival do Meio do Outono, um dos quatro festivais tradicionais da China, e para promover a cultura do chá chinês junto dos estudantes portugueses, o Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra realizou uma sessão experimental denominada "Arte do Chá Chinês e Festival do Meio do Outono". Tendo sido um grande sucesso com alta adesão, a atividade que foi presidida pelas professoras Yuan Qianwen e Pan Huiming, atraiu mais de 30 participantes.
No dia do evento, a Professora Yuan apresentou a cultura do chá chinês, as variedades de chá e os diferentes grupos-alvo aos quais se adequam os diferentes tipos de chá, e convidou os alunos a partilharem as suas histórias com o chá. Ela explicou, aliás, o costume cerimonial e os diversos utensílios para fazer o chá, bem como a forma de utilizá-los. Ao terminar a sua introdução, a Professora Yuan instruiu os participantes sobre as técnicas para fazer o chá com a apresentação ao vivo da estudante voluntária Zhang Yuhong. Todos os presentes estavam ansiosos por tentar e houve dois alunos que concluíram a sua experimentação de forma bastante interessante.
Na segunda parte do evento foi a Professora Pan Huiming que apresentou a história e os costumes do Festival do Meio do Outono, as características dos quatro estilos tradicionais de bolo da lua, assim como as seis razões pelas quais o bolo da lua fica normalmente combinado com o chá. Além disso, ela falou nomeadamente sobre o bolo da lua recheado com o presunto típico da Província de Yunan que é também célebre pela produção de chá. Constituem um par de combinação perfeito o bolo da lua crocante e fresco e o Chá Pu-erh que tem uma densidade especial.
Durante o momento de degustação, a Professora Yuan fez o chá de vários tipos para todos os presentes e a Professora Pan mostrou-lhes os bolos da lua que ela própria tinha feito à mão. Os alunos provavam esses bolos da lua enquanto bebiam o chá e o evento durou cerca de três horas. Todos desfrutaram desse tempo de convívio com chá num ambiente agradável e harmonioso. Este evento não apenas divulgou a cultura tradicional chinesa e enriqueceu a vida de entretenimento cultural dos alunos, mas também reforçou o vínculo entre os docentes chineses e os alunos portugueses. No final do evento, muitos alunos não podiam deixar de mostrar a sua forte vontade de participar na próxima sessão experimental de cultura.
Esta experiência imersiva aprofundou o conhecimento de cultura chinesa dos estudantes portugueses, fez-lhes sentir a alegria trazida pela cultura chinesa e incentivou os seus interesses de aprender chinês. Em tal evento de degustação do chá, a comunicação cultural entre a China e Portugal acabou por se tornar mais autêntica e profunda.