Celebração do Dia da Língua Chinesa nas Nações Unidas

24 abril, 2022≈ 4 mins de leitura

O Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra, em Portugal, celebrou o “Dia da Língua Chinesa nas Nações Unidas” com um conjunto de atividades.

Para celebrar o 13.º "Dia da Língua Chinesa nas Nações Unidas" e o 3.º Dia Internacional da Língua Chinesa, com o intuito de proporcionar aos entusiastas locais da língua chinesa a oportunidade de sentir o seu encanto e, também, de aprender sobre a China e a sua cultura, o ICUC organizou vários eventos especiais .

No dia 4 de abril, o Instituto realizou uma sessão de partilha offline com o tema "A Minha História na China", para a qual convidou professores locais e estagiários do ICUC, para partilharem as suas histórias de aprendizagem do mandarim e do seu estudo na China.

No dia 6 de abril, decorreu a segunda sessão de "A Minha História na China", mas desta vez em regime online. Este evento contou com a presença de estudantes costa-riquenhos e suecos, residentes na China durante muitos anos, que partilharam as suas experiências e os seus métodos de aprendizagem relativamente ao chinês, assim como os seus conhecimentos e as suas impressões sobre a China.

As duas sessões de partilha foram realizadas com sucesso, permitindo que os amantes locais da língua chinesa e os alunos do Instituto Confúcio compreendessem a China sob diferentes perspetivas, sentindo também o encanto desta língua asiática.

De 11 a 20 de abril, o ICUC organizou o "Concurso de Escrita de Caracteres Chineses", através do qual recolheu os trabalhos de caligrafia dos alunos, na esperança de que estes aprendessem a poesia clássica chinesa, enquanto se encantavam pela beleza dos caracteres chineses.

A 20 de abril, no "Dia da Língua Chinesa nas Nações Unidas", os nossos professores explicaram a origem deste dia, contaram várias histórias interessantes aos alunos e ensinaram-nos a recitar poesia clássica, experienciando a beleza da cultura chinesa. Simultaneamente, partilhámos os vídeos e as notícias dos nossos estudantes do Dia da Língua Chinesa nas redes sociais, tais como Instagram e Facebook, com o propósito de aumentar a publicidade e influência deste dia, para que mais amantes da língua portuguesa e chinesa conheçam o chinês.

No mesmo dia, o ICUC conduziu a palestra online “As Pinturas com Tinta Chinesa: Debates e Entendimentos Contemporâneos”, para a qual convidou Caterina Figueiredo Paiva, bolseira do Mestrado de Filosofia Chinesa em Xangai, para partilhar o seu conhecimento acerca da pintura com tinta chinesa.

Através destas atividades tão diferentes em temas e tipologias, o Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra espera ter apresentado uma imagem mais tridimensional e vívida da China, espera também ter fornecido diversas perspetivas sobre o encanto único da língua e cultura chinesas e, ainda, ter incentivado mais pessoas a aprender mandarim.

Partilhe