Doutora Zhou Miao no Instituto Confúcio da Universidade de Pádua, Itália

08 junho, 2022≈ 2 mins de leitura

A 24 de maio de 2022, a Diretora Portuguesa, Doutora Zhou Miao, foi convidada pelo Instituto Confúcio da Universidade de Pádua, Itália, a visitar o Instituto e a dar uma palestra académica.

Na tarde nesse dia, a Diretora Zhou encontrou-se com Yang Haibin, Diretor Chinês do Instituto de Confúcio da Universidade de Pádua, e com o Professor Giorgio Picci, Diretor Local do Instituto de Confúcio da Universidade de Coimbra, para discutir as perspetivas de cooperação entre o Instituto de Confúcio da Universidade de Coimbra e o Instituto de Confúcio da Universidade de Pádua.

Depois, a Diretora Zhou deu uma palestra sobre o tema "Intercâmbios académicos e culturais sino-europeus de Portugal" na Faculdade de Economia e Ciência Política da Universidade de Pádua, apresentando a importante história e as características atuais do diálogo entre a Universidade de Coimbra e a China, e em seguida discutindo com a equipa do Instituto Confúcio da Universidade de Pádua e estudiosos locais interessados nos intercâmbios sino-europeus. A palestra foi bem recebida pelos participantes, que todos concordaram que na atual situação internacional complexa, Portugal e Itália podem desempenhar um papel único no intercâmbio sino-europeu, especialmente no diálogo cultural, atribuindo pleno jogo às vantagens tradicionais da mistura multicultural das culturas do Sul da Europa e do Mediterrâneo. Contribuiremos para o contacto interpessoal entre os povos chinês e europeu e juntos contribuiremos para a paz mundial.

Partilhe