Festival gastronómico "Sabor da China"
No dia 3 de dezembro, o evento anual “Sabor da China” foi realizado pelo Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra
No dia 3 de dezembro, o evento anual “Sabor da China” foi realizado pelo Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra, dirigido aos estudantes portugueses e amantes da cultura chinesa o conhecimento sobre os 24 períodos solares da China, a origem do bolinho Jiaozi, uma comida tradicional chinesa, assim como as maneiras de fazê-lo. O evento, que foi planeado pela professora Yuan Qianwen, recebeu mais de 40 inscrições assim que a mensagem do evento foi divulgada. As reações foram bastante calorosas.
No dia do evento, os participantes chegaram cedo e aguardaram pelo começo, dizendo que é uma oportunidade preciosa de experimentar a gastronomia chinesa e de fazer Jiaozi por si próprios. Estavam todos com uma alta expectativa sobre o evento.
No início, os alunos assistiram ao vídeo sobre os 24 períodos solares chineses, ficando a conhecer melhor sobre esse assunto. E depois, a apresentadora Zhang Yuhong fez algumas perguntas relacionadas tais como o que é o solstício de inverno, quando é que se come o Jiaozi e qual é a origem tradicional deste costume gastronómico, em torno das quais se desenrolou um debate agradável entre os alunos.
A seguir foi a parte principal do evento—fazer Jiaozi, durante a qual os alunos foram divididos em 4 grupos, e cada grupo teve um orientador. Mal começou a atividade, os alunos já se preparavam para fazer Jiaozi. Os orientadores mostraram aos alunos como rolar a massa e fechar os pequenos crepes de massa. Depois de assistir, os alunos aprenderam a fazê-lo por si próprios. Tendo tentado várias vezes, a maioria dos alunos fazia muito melhor e o ambiente ficou mais alegre. Uma aluna trouxe o seu filho de três anos para experimentar fazer Jiaozi. Ela disse que o seu filho gosta muito de aprender chinês e que ela está a cultivar esse interesse do menino com mais esforços.
Depois foi a parte mais esperada—provar o Jiaozi. Os alunos comeram Jiaozi deliciosos enquanto partilhavam a sua experiência gastronómica.
Há um ditado tradicional chinês, “a comida é o deus do povo”, o que também pode ser verdade em Portugal. Recorrendo à comida, o evento entabulou uma plataforma de diversidade de comunicação cultural entre a China e Portugal, que conseguiu não apenas divulgar a cultura chinesa, mas também cultivar os interesses dos alunos portugueses pela gastronomia chinesa e, ainda mais, pela cultura alimentar chinesa. Alguns alunos ainda disseram que irão visitar a China para provar as iguarias de diferentes regiões chinesas e que esperam muito pelo próximo evento gastronómico.