Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Ações de capacitação em África



No quadro da cooperação externa da Universidade de Coimbra (UC) com países parceiros em desenvolvimento e com os Países de Língua Portuguesa, várias iniciativas de capacitação têm vindo a ser implementadas, através do Gabinete de Cooperação e Desenvolvimento da Divisão de Relações Internacionais da UC, do Grupo de Trabalho para a Cooperação e Desenvolvimento da rede universitária Coimbra Group, de que a UC é membro fundador, e da associação FORGES.

As ações de cooperação mais recentes foram concentradas nas vertentes de investigação, liderança e formação de professores e de pessoal técnico, com enfoque nas áreas de medicina, arquitectura, ciências e tecnologias, quer em África em Instituições de Ensino Superior de língua portuguesa, quer em Portugal, na UC.

Alguns exemplos são:

ANGOLA

Universidade Mandume ya Ndemufayo (UMN)

› Apoio ao desenho curricular dos cursos de Engenharia Informática, Computação, Geologia, Engenharia de Minas, Engenharia de Construção Civil e Engenharia Mecânica.

› Desenvolvimento de programa-piloto de formação intensiva e certificação de docentes para atualização científica e pedagógica.

› Participação no Projeto Borboleta: projeto de investigação sobre a doença que se manifesta em duas aldeias do Cunene e que se caracteriza por fraturas ósseas espontâneas, com vista a identificar o gene específico que causa a doença, realização de estudos familiares e diagnósticos pré-natal em casais portadores da mutação e nos recém-nascidos.

› Formação de técnicos em sistemas de informação.

Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC)

› Organização de estágio laboratorial nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.

› Elaboração de planos de estudos e conteúdos programáticos nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Informática.

› Formação/certificação de docentes nas áreas de Matemática, Química, Física, Engenharia Civil, Engenharia Informática, Engenharia Eléctrica, Engenharia Mecânica e Aperfeiçoamento Pedagógico, Economia e Gestão.

› Curso de formação em pedagogia, práticas e lógicas educacionais e organizacionais do ensino superior.

› Apoio no processo de recrutamento de docentes para o ISPTEC.

CABO VERDE

Universidade de Cabo Verde (UNICV)

› Concepção, concretização e acompanhamento do Mestrado Integrado em Medicina na UNICV.

Mindelo Escola Internacional de Arte (M_EIA)

› Lecionação da unidade curricular ”Projeto” do Mestrado Integrado em Arquitectura no M_EIA.

Instituto Pedro Pires

› Curso de formação em Liderança.

MOÇAMBIQUE

Universidade de Lúrio (UniLurio)

› Lecionação de módulos e orientação de trabalhos de fim de curso nas licenciaturas em Engenharia Civil e Engenharia Mecânica.

› Lecionação de módulos no mestrado em Desenvolvimento do Território e Gestão Urbana.

› Apoio ao desenvolvimento curricular.

Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

› Sessão formativa: Cooperação académica para o desenvolvimento - redes, parcerias e oportunidades de financiamento.