Transferência de conhecimento e inovação
A
par da sua missão de ensino e de produção de conhecimento, a Universidade de Coimbra (UC) afirma-se
também pela implementação de políticas que visam o desenvolvimento económico e
social, enquanto líder na prestação de serviços especializados à comunidade e
motor de desenvolvimento tecnológico e de empreendedorismo na cidade, na região
e em Portugal.
Transferência de conhecimento e inovação
A UC tem experiência consolidada nas áreas de extensão e transferência de saber e inovação para a sociedade tendo contribuído para colocar a região centro de Portugal entre as 100 regiões mais inovadoras da Europa, de acordo com o Regional Innovation Scoreboard.
A ligação entre os meios académico e empresarial é fortemente dinamizada pela UC, nomeadamente através da elaboração de projetos de desenvolvimento, da exploração de propriedade intelectual, de atividades de empreendedorismo e apoio à criação de spin-offs, bem como do estabelecimento de mecanismos de estímulo à inovação e mudança na Universidade e na sociedade.
Saiba mais na página UC Business.
Empreendedorismo
Existem ainda várias unidades de extensão ligadas à Universidade, no campo do empreendedorismo tecnológico e científico, que são importantes impulsionadoras do bem-estar da sociedade e da valorização económica do conhecimento humanístico, artístico e científico.
Na Incubadora IPN-Instituto Pedro Nunes, considerada como a melhor incubadora de base tecnológica em 2010, e uma das melhores incubadoras do mundo afiliada a uma universidade em 2018, nasceram mais de 100 empresas, com uma taxa de sobrevivência superior a 80%, tendo sido criados cerca de 1000 postos de trabalho altamente qualificados. A história de sucesso da Universidade de Coimbra faz-se, por isso, e cada vez mais, também do êxito internacional de empresas a que se encontra ligada, como a Critical Software, a ISA ou a Crioestaminal, entre muitas outras.
O BIOCANT, o primeiro parque biotecnológico de Portugal, criado em parceria com a UC, concentra unidades de investigação avançada e empresas na área das biociências que apoiam iniciativas empresariais de elevado potencial. As suas unidades laboratoriais são dotadas de profissionais dedicados e tecnologia de ponta com uma forte componente de automação em condições ímpares.