Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Captação de imagens

A captação de fotografias e imagens em movimento dentro dos espaços do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) rege-se pelas orientações da Universidade de Coimbra, que abaixo se reproduzem e que podem ser consultadas  na página da Divisão de Comunicação da UC, e pelas seguintes condições específicas que visam preservar as coleções vivas do JBUC e o bem-estar dos seus visitantes:

Imagens para uso pessoal

1. Aos visitantes é permitido filmar e tirar fotografias para uso estritamente pessoal, sem pedido prévio de autorização, com as seguintes restrições:

- Não é permitida a utilização de tripés; 

- Não é permitido o uso de flash nos espaços interiores dos edifícios históricos da Universidade; 

- Não é permitido filmar e tirar fotografias em espaços vedados ao público; 

- Não é permitida a colocação de acessórios, cenários ou outros elementos decorativos nas estruturas ou espécimes do Jardim Botânico; 

- Deve ser sempre respeitado o direito à privacidade dos outros visitantes e dos trabalhadores do JBUC, não se responsabilizando a Universidade de Coimbra por qualquer violação do referido direito.

2. Sessões programadas de filmagens ou fotografia, realizadas pelo próprio ou por fotógrafo profissional, para uso estritamente pessoal, requerem a prévia autorização do JBUC, exclusivamente para avaliação das condições nos dias e horários solicitados como, por exemplo, a não colisão com outras iniciativas ou trabalhos no local.

Neste caso, para além da aplicação das restrições enumeradas em 1., aplicam-se também as seguintes condições:

- A autorização prévia deve ser solicitada com, pelo menos, duas semanas de antecedência, para o email jardim.botanico@uc.pt;

- Cabe ao JBUC avaliar a viabilidade da realização da sessão, no dia pretendido, ou sugerir outro de acordo com a disponibilidade do espaço;

- Cabe ao JBUC avaliar e autorizar a duração da sessão, ou sugerir outra, para garantir a privacidade dos seus visitantes e trabalhadores;

- A aquisição de imagens é permitida dentro do horário de funcionamento do JBUC, de acordo com o seguinte calendário: de 1 de abril a 30 de setembro (horário de verão), das 9h00 às 20h00; de 1 de outubro a 31 de março (horário de inverno), das 9h00 às 17h30.

Utilização de drones

A utilização de drones sem autorização da Universidade de Coimbra e das autoridades competentes é proibida, sendo sempre necessário  requerer autorização por parte destas entidades, seja para captação de imagens pessoais ou privadas, ou voo livre.

Mais informações na página da ANAC dedicado a estas aeronaves.


Imagens destinadas a fins promocionais ou para usos comerciais

O registo de imagens (fotografia e vídeo) destinadas a usos promocionais e comerciais (filmes, televisão, edições impressas, entre outras) está igualmente sujeito a aprovação prévia pela Direção do JBUC. 

A autorização de captação de imagens está dependente do completo preenchimento deste formulário com, pelo menos, 10 dias úteis de antecedência. Poderão ser aplicadas tarifas de captação de imagens.

Agradecemos o respeito destas regras e das indicações dadas pelos funcionários do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

Caso a sua situação não se enquadre nestas recomendações, envie um email para jardim.botanico@uc.pt com a sua questão.