A exposição INSIDE OUT mostra as "entranhas" das árvores, os tecidos que compõem o tronco e os ramos, a forma como os tecidos se organizam em padrões diferentes, consoante a espécie.

Para além do seu inegável valor estético, as imagens de anatomia revelam também a sua função na árvore.

No dia 13 de julho, pelas 18h, apresentou-se a exposição “INSIDE OUT – DE DENTRO PARA FORA” em formato digital, no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC). Este foi um evento que deu continuidade ao projeto inaugurado no passado mês de março, disponível em formato físico no Jardim.

A exposição dá a conhecer as “entranhas” das árvores situadas no JBUC através de fotografias que mostram a anatomia e o padrão dos tecidos que compõem partes como o seu tronco e ramos. As imagens permitem revelar, ainda, a função anatómica destas estruturas para cada espécie, assim como o procedimento utilizado para a obtenção das amostras. Através da exposição é possível aprender-se mais sobre o interior de quinze espécies, sendo que, digitalmente, foram apresentadas mais vinte e três, de forma mais interativa e com informação adicional.

Esta exposição foi coordenada pelo laboratório de dendrocronologia do Centro de Ecologia Funcional do Departamento de Ciências da Vida da UC, em colaboração com o CISUC e com o Jardim Botânico. Contou, ainda, com o apoio do programa "Promoção da Cultura Científica 2022" do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC.