Ação de acompanhamento “A Sociologia no Jardim Botânico”

25 a 29 de novembro | 14h30 - 16h00
15 novembro
A Sociologia no Jardim Botânico

Sinopse

Nos dias de hoje, os Jardins Botânicos são dotados de diversos equipamentos e dimensões, o que lhes confere uma panóplia variada de competências que vão desde a área educacional, pedagógica e científica à área do lazer e da cultura. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, tem acompanhado este novo paradigma e impõe-se cada vez mais como um local pautado pela diversidade não só de espécies, mas também de atividades. Promove-se a educação científica e a socialização, com um conjunto de práticas importantes de análise sob a ótica sociológica. A sociologia nos Jardins Botânicos, pretende desta forma estabelecer uma relação entre os fatores internos, como a missão das instituições, os seus valores e princípios que se lhes encontram subjacentes e os fatores externos, ou seja, as práticas dos indivíduos no interior das mesmas.

Objetivo

Os participantes serão convidados a preencher pequenos questionários e a participar em brainstormings no final das suas atividades, de modo, a traçar um “perfil” do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, ou seja, determinar quem os visita, quem participa nas suas atividades, quais as suas expectativas e motivações e qual o seu nível de satisfação perante as atividades realizadas.

Metodologia

Aplicação de pequenos questionários, realização de um roteiro de observação das atividades e realização de um brainstorming com os participantes sobre as suas atividades, os conteúdos abordados e a sua satisfação perante as mesmas.

Público-Alvo

Todos os Participantes das atividades desenvolvidas pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia.