VERSÃO BETA

O ouvido secreto das plantas - Esculturas sonoras no Jardim Botânico

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra recebe de 19 a 22 de Julho o projeto INsono: O ouvido secreto das plantas, uma produção Sonoscopia integrada no Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade.

INSono

INsono: O ouvido secreto das plantas é uma instalação sonora e um percurso onde se descobrem no Jardim Botânico os sons envolventes e os sons de que o silêncio é feito, recorrendo a uma escultura sonora instalada no Jardim.

A instalação estará acessível ao público em geral de 19 a 22 de Julho, entre as 10h e as 19h. A participação é gratuita.

Este projeto faz parte de um conjunto de obras que a Sonoscopia tem vindo a desenvolver e que adquire novas formas consoante o contexto e local onde é apresentado. INsono foi inicialmente desenvolvido para o festival Big Bang Lisboa, e apresentado no Centro Cultural de Belém (Outubro de 2015), no Onassis Cultural Center em Atenas (Maio de 2016) e no festival Lisboa Soa (Setembro de 2016), nos jardins da Tapada das Necessidades.

DAR A OUVIR. PAISAGENS SONORAS DA CIDADE é um projeto desenvolvido pelo Serviço Educativo do Jazz ao Centro em coorganização com o Município de Coimbra. Na sua 2ª edição conta com a parceria do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e do Museu da Água.

A decorrer entre os dias 1 de Julho e 2 de Setembro, este programa visa dar a conhecer a cidade de Coimbra através de uma perspectiva audível: a partir das suas paisagens sonoras. Procura sensibilizar para a escuta e para o som como possibilidade de descoberta e conhecimento, enquanto objecto social e criativo, num processo em que os sentidos se complementam.

Propõem um percurso sonoro na cidade que liga o Convento São Francisco ao Jardim Botânico, com passagem pelo Museu da Água, no Parque Manuel Braga.

Durante os meses de julho e agosto, todas as quintas-feiras, pelas 19h00, no âmbito da programação municipal do Convento, apresentam-se propostas, para todos os públicos, em diversas áreas artísticas, nomeadamente nas artes performativas e música. Destacam-se ainda as oficinas, que apelam à participação da comunidade na construção de projetos artísticos que utilizam, como matéria-prima principal, elementos sonoros oriundos de múltiplas paisagens.

Ligações úteis:

Evento Facebook