Atualidade

Por Vânia Gala | 9 a 15 de junho 2022
Laboratório Coreográfico Farmácia de Fanon na Estufa do Jardim Botânico
© JBUC & Blue House

Atualização: o Laboratório Coreográfico Farmácia de Fanon não se realizou, por motivos alheios à produção do evento. Em breve anunciaremos novas datas. Agradecemos a compreensão de todos/as e esperamos poder contar com a vossa participação em breve.

====

O Laboratório Coreográfico Farmácia de Fanon é a resposta de Vânia Gala ao convite que lhe foi dirigido pelo Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube, entidade que assume a curadoria de dois processos de criação no contexto do programa RE/FORMA. O ponto de partida para esta atividade é o local que a acolhe — a Estufa Tropical do Jardim Botânico — onde a coreógrafa desenvolveu uma pesquisa focada nas relações biológicas, sensoriais, mas também históricas, económicas e coloniais que o local guarda. Através do espólio de plantas e substâncias da Estufa Tropical que, aqui, se assumem também como performers, pretende-se pensar o ser humano como uma inter-espécie de dependência, um emaranhado de associações que questiona diretamente a divisão natureza-cultura.

A performance concebida por Vânia Gala e a oficina que lhe dará origem fazem igualmente parte da 3ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas – Mimesis, sendo a sua realização parcialmente financiada por essa via.

Laboratório Coreográfico Farmácia de Fanon*

9 e 10 de junho, 17h45 – 21h45, no Convento São Francisco

11 junho, 11h00 – 13h00 e 14h00 – 17h30, no Convento São Francisco

12 junho, 11h00 – 13h00 e 14h00 – 17h30, na Estufa Tropical do Jardim Botânico

13 junho, 17h45 – 20h00, na Estufa Tropical do Jardim Botânico

Destinatários: jovens (maiores de 15 anos), estudantes universitários, artistas e público em geral com interesse na área da coreografia, performance e suas intersecções.

*As inscrições para o Laboratório devem ser feitas através do e-mail re.forma.bluehouse@gmail.com

Performance**

14 junho, 21h00, na estufa Tropical do Jardim Botânico (duração: 45 minutos)

15 junho, 21h00, na estufa Tropical do Jardim Botânico (duração: 45 minutos)

**Entrada livre limitada a 30 lugares, reservas através do email re.forma.bluehouse@gmail.com

Voltar à programação geral do RE/FORMA.

====

RE/FORMA assinala os 250 anos das Reformas Pombalinas da Universidade de Coimbra - no contexto das quais se inscreve a criação do Jardim Botânico da UC - com um conjunto significativo de atividades que se desenrolam ao longo de 11 meses, de junho de 2022 a abril de 2023. Estas atividades convocam propostas artísticas, educativas e de reflexão muito diversas e que, no entanto, possuem em comum o facto de se situarem na interface da Arte, Ciência e Natureza.

O RE/FORMA é um programa financiado pela Direção-Geral das Artes (Apoio Pontual).