Anatomia das árvores do JBUC a um clique de distância
No dia 13 de julho, pelas 18h, apresentou-se a exposição “INSIDE OUT – DE DENTRO PARA FORA” em formato digital, no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC). Este foi um evento que deu continuidade ao projeto inaugurado no passado mês de março, disponível em formato físico no Jardim.
A exposição dá a conhecer as “entranhas” das árvores situadas no JBUC através de fotografias que mostram a anatomia e o padrão dos tecidos que compõem partes como o seu tronco e ramos. As imagens permitem revelar, ainda, a função anatómica destas estruturas para cada espécie, assim como o procedimento utilizado para a obtenção das amostras. Através da exposição é possível aprender-se mais sobre o interior de quinze espécies, sendo que, digitalmente, foram apresentadas mais vinte e três, de forma mais interativa e com informação adicional.
O evento realizou-se na sala de Cultura Científica Jorge Paiva e contou com a presença da diretora do espaço, Teresa Girão, assim como da equipa responsável pela criação da exposição digital. Teresa Girão demonstrou o gosto em acolher este projeto, caracterizando o Jardim Botânico como um local disponível para acolher eventos de divulgação dirigidos a diferentes públicos. Cristina Nabais, responsável pela criação do projeto, aproveitou para mencionar que este foi o resultado de uma “preciosa colaboração” com colegas do curso de Design e Multimédia do Departamento de Engenharia Informática da UC.
De acordo com Íris Pereira, membro do Centro de Informática e Sistemas da UC (CISUC), o principal objetivo do projeto é “divulgar os padrões dos anéis de crescimento” das várias espécies do JBUC, salientando que, em relação à exposição física, esta amostra digital conta com informação adicional sobre cada árvore. Nesse sentido, a distribuição da espécie por regiões, a idade máxima e o seu estado de conservação são alguns dos aspetos que pode conhecer ao visitar on-line a INSIDE OUT – DE DENTRO PARA FORA. Também é relevante mencionar que, através do site, é possível conhecer-se todo o processo de obtenção e tratamento de amostras até à sua observação e fotografia a partir de um microscópio ótico.
Esta exposição foi coordenada pelo laboratório de dendrocronologia do Centro de Ecologia Funcional do Departamento de Ciências da Vida da UC, em colaboração com o CISUC e com o Jardim Botânico. Contou, ainda, com o apoio do programa "Promoção da Cultura Científica 2022" do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC.
A apresentação do projeto terminou após uma curta visita a alguns dos painéis da exposição, guiada por Cristina Nabais.
Ficou curioso/a? Pode ter acesso à exposição digital aqui. Caso a queira ver com os próprios olhos, dê um saltinho ao nosso Jardim Botânico!
Raquel Lucas, estudante de Jornalismo e Comunicação a estagiar no JBUC