Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Jogo da biodiversidade - Projeto interdisciplinar

Publication date: 03-09-2021 10:10

Propomos às escolas projetos interdisciplinares, procurando estimular a integração entre conteúdos de diferentes áreas do conhecimento. Estes projetos são sugestões de atividades que os professores/as escolas podem adotar e desenvolver com os seus alunos, após a visita ao Jardim Botânico.

Título: Proteger a Biodiversidade

Produto final: organizar uma exposição alusiva aos 36 hotspots de biodiversidade mundiais

Destinatário: 2º ciclo | 5º ano

No início do programa, organizar visita de estudo ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra – Jogo da biodiversidade

Conteúdos

- Conceito de biodiversidade e de hotspot de biodiversidade

- Visita a diferentes hotspots de biodiversidade representados no Jardim: Província Florística da Califórnia, Sudoeste da Austrália, Karoo das Plantas Suculentas, Bacia do Mediterrâneo, Mata Atlântica e Montanhas do Sudoeste da China

Contributo das disciplinas:

Ciências naturais e cidadania

- Procurar os 36 hotspots de biodiversidade que existem no nosso planeta

- Selecionar os hotspots de biodiversidade a trabalhar em grupo

- Em grupo: a) investigar espécies animais que habitem em cada hotspot escolhido; b) cada grupo seleciona um (ou mais) animais de cada hotspot de biodiversidade, e recolhe informação sobre a sua biologia e ecologia

- Investigar formas de proteger a biodiversidade

História e Geografia de Portugal

- Localizar e representar os 36 hotspots de biodiversidade no Mapa Mundo

- Representar num mapa as principais características da geografia física (relevo, clima, hidrografia e vegetação) do território português incluído no hotspot Bacia do Mediterrâneo

- Pesquisar e relacionar a história dos diferentes povos da Península Ibérica com a forma de utilização dos recursos naturais (das primeiras comunidades recoletoras aos novos produtos provenientes da expansão marítima

Matemática - Recolher e tratar dados sobre informação geográfica e demográfica de cada hotspot de biodiversidade (iniciação à estatística)
Português

- Escrever textos para cartazes, material divulgação e outros materiais a utilizar na exposição

- Recolher fábulas, contos ou lendas provenientes dos diversos países ou continentes de origem dos hotspots selecionados, com especial enfoque para histórias que retratem a fauna e flora local

Ed Tecnológica e Ed Visual Conceção da exposição e construção dos materiais expositivos (cartazes, maquetas)
Ed Física e Ed Musical Organizar uma flashmob (dança e música) sobre a biodiversidade para alertar para o problema e para a exposição patente na escola
Língua estrangeira Fazer uma folha de sala da exposição, com os principais conteúdos, na língua estrangeira em questão