loading...

LCA

Laboratory for Advanced Computing

Política de Utilização Aceitável (PUA)

(in Portuguese)

  1. Os recursos do Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra (UC-LCA) são instalados, configurados e geridos com o intuito de servir uma ampla comunidade de utilizadores. É imperativo que os utilizadores, não só tenham conhecimento, mas, cumpram a PUA. O incumprimento da PUA pode resultar na suspensão ou cancelamento do projeto, alocações e respetivas contas. Transgressões de âmbito legal serão tratadas pelas autoridades competentes.

  2. Documentação sobre a forma de utilização dos recursos e serviços do UC-LCA está disponível na sua wiki interna acessível a todos os utilizadores. É da responsabilidade dos utilizadores familiarizarem-se com esta documentação, em particular, no que se refere à utilização de recursos e respetivos limites, utilização do sistema de gestão de filas e compreensão do propósito de cada sistema de ficheiros.

  3. Os recursos/serviços do UC-LCA podem ser usados somente para executar tarefas e transmitir ou armazenar dados de forma consistente com os objetivos, políticas e condições de uso estipuladas pelo órgão ou órgãos que concedam o acesso.

  4. Após utilização de recursos/serviços do UC-LCA, é obrigatório o reconhecimento apropriado e a citação nas plataformas pretendidas (relatórios, publicações, revistas, livros), mencionando o centro da seguinte forma (sugestão em língua inglesa): “The authors acknowledge the Laboratory for Advanced Computing at University of Coimbra for providing {HPC, computing, consulting} resources that have contributed to the research results reported within this paper. URL: https://www.uc.pt/lca”

  5. O utilizador tem acesso a apenas uma conta e compromete-se a não partilhar as suas credenciais (por exemplo, chaves privadas ou senhas de acesso).

  6. Os recursos/serviços não podem ser usados para propósitos ilegais e a sua utilização não pode violar ou contornar controlos administrativos ou de segurança.

  7. A utilização respeitará a propriedade intelectual e acordos de confidencialidade.

  8. O utilizador manterá todas as suas informações de registo corretas e atualizadas.

  9. O utilizador reportará imediatamente qualquer violação de segurança conhecida ou suspeita, bem como o uso indevido dos recursos/serviços ou credenciais de acesso.

  10. O utilizador utilizará os recursos/serviços por sua conta e risco. Não são dadas garantias que os recursos/serviços estejam disponíveis a qualquer momento, que sua integridade ou confidencialidade seja preservada, que sejam apropriados a qualquer finalidade.

  11. O utilizador concorda que as informações registadas, incluindo os dados pessoais fornecidos para fins de registo podem ser usados para fins referidos na Política de Privacidade.

  12. O utilizador concorda que o UC-LCA ou qualquer outro órgão ou organismos que lhe concedam acesso bem como os fornecedores de recursos/serviços têm o direito de regular, suspender ou encerrar o acesso sem aviso prévio e sem compensação dentro do domínio da sua autoridade, e que cumprirá prontamente as instruções que lhe sejam comunicadas.

  13. O utilizador é responsável pelas consequências da violação de qualquer uma destas condições de uso, que podem incluir, mas não se limitam, à comunicação das violações à instituição de acolhimento do utilizador e, se as atividades forem consideradas ilegais, às autoridades competentes.

  14. O utilizador é responsável pela proteção de seus dados, incluindo a proteção de arquivos e diretórios com máscaras de proteção e/ou ACLs adequadas, bem como pela realização das operações de backup que julgar necessárias. Salvo indicação em contrário, todo o armazenamento fornecido pelo UC-LCA é temporário.

  15. Os nós de login do UC-LCA estão reservados para, preparação, submissão, monitorização e cancelamento de tarefas no gestor de filas e pequenos trabalhos de pré ou pós produção. Executar qualquer tipo de carga nestes nós poderá causar sobrecarga e afetar a utilização adequada por toda a comunidade de utilizadores pelo que existem medidas de mitigação que podem interromper qualquer destas tarefas automaticamente. Estes nós de login também não podem ser usados para tarefas de gestão de dados, nomeadamente ingress ou egress assim como tratamento ou migração dentro do cluster.

  16. O nó de gestão de dados é exclusivo para tarefas de ingress e egress e também migração e tratamento de dados interna ao cluster.

  17. O cluster dispõe de uma partição interativa para a realização de tarefas como debugging, tratamento de dados e todas as outras, que requerendo uso interativo, são incompatíveis com a política de utilização dos nós de login e de gestão de dados.

  18. Qualquer processo considerado inadequado que esteja no nó de computação ou qualquer outro recurso será terminado e emitida uma notificação ao responsável. A violação consequente desta política levará à desativação da conta de acesso. A reativação da conta requer contacto com os serviços de suporte do UC-LCA.

  19. Os recursos de armazenamento do UC-LCA têm como finalidade proporcionar acesso de alta velocidade num ambiente partilhado onde as aplicações se distribuem por vários recursos computacionais. Os dados armazenados no UC-LCA devem estar relacionados com projetos de investigação previamente aprovados. Os utilizadores cujo armazenamento não cumpra este critério podem perder o direito de aceder ao UC-LCA.

  20. Após expiração do projeto todos os dados presentes nos recursos de armazenamento do UC-LCA permanecerão disponíveis durante trinta (30) dias. Após esse prazo serão eliminados.

  21. A comunidade do UC-LCA é encorajada a solicitar assistência sempre que necessário. Os canais de suporte preferenciais são os seguintes:

    helpdesk.lca@uc.pt
    • Workspace de Slack – lca-uc-pt.slack.com

    O suporte do UC-LCA têm como objetivo orientar os utilizadores para uma utilização adequada dos seus recursos. Este suporte não inclui desenvolvimento, portabilidade, depuração e otimização de código.