Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Open Science

Os princípios e práticas decorrentes da Ciência Aberta ganharam grande relevância nos últimos anos e estão a afirmar-se rapidamente como um dos compromissos que marcarão mais profundamente as relações e as dinâmicas de influências múltiplas que se estabelecem entre a comunidade científica, as empresas e a sociedade em geral.

O Acesso Aberto a publicações e os Dados Abertos são dois pilares essenciais deste movimento, mas a ele se junta o conceito de Ciência Cidadã, enquanto expressão de responsabilidade social científica e de abertura no próprio processo de entender a ciência e na forma de construir redes e de inovar.

A criação da agenda UC Open Science dá pública visibilidade ao compromisso da Universidade de Coimbra com a Ciência Aberta e ao seu empenho programático em posicionar-se na dianteira de um movimento transversal a instituições científicas, a decisores políticos, a agentes económicos e a todas as formas de expressão de uma cidadania ativa.