Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Workshop discute revistas em Acesso Aberto e o universo editorial Ibero-americano

Evento é organizado por Special Interest Groups do consórcio OPERAS e realizado pela UC
9 abril
Evento acontecerá via Zoom das 14h às 16h30
Evento acontecerá via Zoom das 14h às 16h30

Acontece, com realização pela Universidade de Coimbra no próximo dia 22 de abril, o workshop “Publishers and Publishing Stances: a Contribution to Multilingualism and Bibliodiversity”. No evento, que decorrerá via Zoom, serão apresentados os resultados e as recomendações fornecidas pelo primeiro estudo multi-institucional sobre revistas diamante (Open Access Diamond Journals), além de ser discutido o panorama das editoras académicas no universo ibero-americano. Os palestrantes incluem presidentes e representantes de associações editoriais académicas de Portugal, Espanha, Brasil e América Latina e Caribe.

O workshop será dividido em dois paineis. O primeiro, dedicado à apresentação do relatório do estudo sobre as revistas "diamante" (revistas científicas de acesso aberto que são gratuitas para leitores e autores), terá como palestrantes Arianna Becerril-García (Universidad Autónoma del Estado de México, Redalyc) e Pierre Mounier (OpenEdition, OPERAS), com moderação de Delfim Leão (Vice-Reitor da UC para Cultura e Ciência Aberta, OPERAS). O estudo foi encomendado pela coAlition S e financiado pela Science Europe com o intuito de obter uma melhor compreensão sobre o panorama deste tipo de revistas em Acesso Aberto.

O segundo painel reúne representantes de associações de editoras acadêmicas latino-americanas e ibéricas para discutir como seus países podem contribuir para impulsionar o multilinguismo e a bibliodiversidade na publicação académica. O painel terá a participação de João Caetano (Universidade Aberta, APEES), Ana Isabel González (Universidade de Oviedo, UNE), Jezio Hernani Gutierre (Universidade Estadual Paulista, ABEU) e Sayri Karp Mitastein (Universidade de Guadalajara, EULAC). A moderação ficará a cargo de Margo Bargheer (Universität Göttingen, AEUP).

O workshop decorre das 14h às 16h30 (horário de Portugal/15h às 17h30 CEST). A programação completa e detalhes sobre moderadores e oradores estão disponíveis no blog do OPERAS. As inscrições podem ser feitas neste link.


| Saiba mais | 

Aceda à programação completa do workshop e realize a sua inscrição: aqui