Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Conferência anual do consórcio OPERAS recebe inscrições

Evento será totalmente digital e ocorre de 2 a 4 de novembro
8 outubro
Banner da Conferência OPERAS 2020
Banner da Conferência OPERAS 2020

Estão abertas as inscrições para a Conferência OPERAS 2020, que decorre de 2 a 4 de Novembro, via Zoom. O tema do encontro será “Abrindo as Ciências Sociais e Humanidades na Europa: Das Promessas à Realidade” (Opening up Social Sciences and Humanities in Europe: From Promises to Reality). A conferência pretende ser um centro de discussão, onde diferentes atores - entre pesquisadores, tomadores de decisão, editores e bibliotecários - podem compartilhar e comparar opiniões sobre o sistema de comunicação académica atual e a visão de um futuro sustentável.

Considerando a criação da European Open Science Cloud (EOSC) ["Nuvem" para a Ciência Aberta] como impulsionadora da Ciência Aberta na Europa, o evento destaca uma parte da  Declaração do projeto que diz que “nenhuma disciplina (...) deve ser deixada para trás”. Estariam, então, as Ciências Sociais e Humanidades (CSH) prontas para a EOSC? Até que ponto as práticas de Ciência Aberta e os princípios FAIR já estão em vigor? Qual o papel que as infraestruturas de pesquisa e as comunidades disciplinares podem desempenhar para apoiar uma mudança efetiva para a Ciência Aberta? São alguns dos questionamentos trazidos no lançamento da conferência. 

A segunda Conferência Anual do OPERAS irá delinear a situação atual da comunicação científica nas Ciências Sociais e Humanas (CSH) na Europa e como é possível adotar a ampla abertura como uma prática normal da ciência. Entre as questões a serem discutidas no evento, estão: os desafios que impedem os pesquisadores das CSH de adotarem a abertura como uma prática normal de comunicação académica; como a comunidade OPERAS pode ajudar; como as políticas e estruturas de Ciência Aberta - por exemplo, o Plan S e a EOSC - poderiam ser adotadas pelas comunidades CSH; e como aumentar o impacto da pesquisa das Ciências Sociais e Humanas nas sociedades. Além disso, os workshops e paineis abordarão as necessidades e visões dos investigadores acerca das infraestruturas, serviços e políticas, e discutirão temas como o futuro dos livros e modelos sustentáveis ​​de publicação nesse novo contexto.

A palestra de abertura terá como orador Johan Rooryck, professor da Leiden University e Diretor Executivo da cOAlition S, e discutirá “Comunidades científicas e infraestruturas: uma perspectiva pessoal”. Entre os palestrantes está também o Vice-Reitor da UC para Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, que falará sobre o Multilinguismo durante o Painel " OPERAS Research Infrastructure in 90': Mission, Vision, Action", no dia 3 de novembro. 

A programação completa da conferência e informações detalhadas sobre todos os palestrantes estão disponíveis no site oficial.


| Sobre o evento |

Acesse ao Programa Completo da Conferência OPERAS 2020. 

Detalhes sobre palestrantes e workshops aqui

Registe-se aqui


| Sobre o OPERAS |

OPERAS é a infraestrutura de apoio à investigação e comunicação de Ciência Aberta nas Ciências Sociais e Humanas (CSH) no Espaço Europeu. Sua missão é coordenar e federar recursos para atender com eficiência às necessidades de comunicação académica dos pesquisadores europeus no campo das CSH.