Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Semana Internacional do Acesso Aberto é celebrada de 19 a 25 de outubro

Tema de 2020 é “Abrir com Propósito: Agindo para Construir Equidade Estrutural e Inclusão”
14 outubro
Banner de divulgação da Semana do Acesso Aberto
Banner de divulgação da Semana do Acesso Aberto

Celebra-se oficialmente, de 19 a 25 de outubro, a Semana do Acesso Aberto 2020, com o tema “Abrir com Propósito: Agindo para Construir Equidade Estrutural e Inclusão”. O evento, liderado internacionalmente pela Aliança de Publicações e Recursos Académicos (SPARC) e em Portugal promovida pelos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), pretende incentivar instituições, organizações e indivíduos a agirem em direção a tornar o acesso aberto no padrão para a educação e a investigação. É também uma oportunidade de sublinhar a importância da equidade como polo central desse trabalho.

Apesar de acontecer entre os dias 19 e 25, a ideia é que, em cada instituição, os organizadores possam acolher discussões e agirem em qualquer momento que seja mais propício, adaptando o tema ao contexto local, sobretudo num ano com interrupções por conta da pandemia por COVID-19. Em Portugal, os membros do RCAAP reforçam a pretensão de que neste período os repositórios institucionais, revistas e outras instituições, como editoras, disponibilizem conteúdos científicos e académicos, recursos educativos, iniciativas e outras atividades, mantendo em vista o horizonte da equidade.

O Comité Consultivo da Semana do Acesso Aberto reforça a constatação de que o racismo estrutural, a discriminação e a exclusão estão presentes e são persistentes num contexto em que a abertura é um valor central. “Como uma comunidade global, é importante entender que os sistemas e espaços do presente são frequentemente construídos sobre legados de injustiça histórica e que abordar essas desigualdades é uma necessidade”, afirma o anúncio oficial do evento deste ano.

Assim, o acesso aberto pode ser uma ferramenta poderosa para a construção de sistemas mais justos de partilha de conhecimento, e a reconstrução da pesquisa e investigação em moldes abertos por padrão é uma oportunidade para mais equidade nesse contexto. “Precisamos de examinar para quem é que esses espaços e sistemas são desenhados, quem está faltando, quem é excluído pelos modelos de negócios que usamos, e a que interesses é dada prioridade. Enquanto trabalharmos juntos para reconstruir essas estruturas, precisamos de nos comprometer para nos movermos de conversas a compromissos concretos e responsabilizarmos uns aos outros para fazer um progresso real”, destaca o Comité.

O ano de 2020 será o terceiro consecutivo em que o tema para a Semana do Acesso Aberto focaliza a necessidade urgente de ação para a equidade e a inclusão. O tema já foi discutido em 2018 (“Desenvolvendo Fundações Justas para o Conhecimento Aberto”) e 2019 (“Aberto para Quem? Equidade no Conhecimento Aberto”). A proposta é continuar sublinhando a urgência de centrar este trabalho. A Semana Internacional é uma oportunidade para catalisar novas conversas, criar conexões nas comunidades e através delas, e permitir facilitar a co-criação e avançar rumo a fundações mais justas de abertura do conhecimento.

É destacada ainda na Semana a necessidade de priorizar a diversidade, a equidade e a inclusão durante todo o ano. Esses valores devem ser integrados na comunidade desde a construção das infraestruturas e estruturas de governança, e na forma como se organizam as discussões.

Mais informações sobre a Semana Internacional do Acesso Aberto: www.openaccessweek.org.


| Mais |

Sobre o SPARC

SPARC, a Aliança de Publicações e Recursos Académicos, é uma liga global comprometida com tornar o Acesso Aberto o padrão para educação e investigação. A SPARC empodera as pessoas para resolver grandes problemas e fazer novas descobertas através da adoção de políticas e práticas que avançam o Acesso Aberto, Dados Abertos, e Educação Aberta. A Semana Internacional do Acesso Aberto foi oficializada pela SPARC e parceiros na comunidade estudantil em 2008.

Saiba mais em: sparcopen.org.

Sobre a Semana Internacional do Acesso Aberto

A Semana Internacional do Acesso Aberto é uma semana global, voltada à comunidade, de ação para abrir o acesso à investigação. O evento é celebrado por indivíduos, instituições e organizações ao redor do mundo, e sua organização é liderada por um Comité Consultivo global.

A hashtag oficial para a Semana do Acesso Aberto é #OAweek.

Em Portugal

As informações sobre a Semana do Acesso Aberto em Portugal estão disponíveis em: acessoaberto.pt e no Facebook dos RCAAP.