Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Herbário da UC comemora Dia Internacional da Biodiversidade como publicador do GBIF

Informação já está acessível para diversos estudos, cumprindo princípios FAIR
22 maio
Página do Herbário da UC na plataforma GBIF
Página do Herbário da UC na plataforma GBIF

No mote das celebrações do Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio), o Herbário da Universidade de Coimbra lança oficialmente neste dia sua participação como publicador do Sistema Global de Informação sobre a Biodiversidade - GBIF. A instituição da Universidade de Coimbra reforça, assim, o compromisso com a disseminação do conhecimento sobre a biodiversidade. 

Em sua participação como publicador da organização intergovernamental, o Herbário já partilhou os dados de cerca de 92 mil exemplares de sua coleção. A informação passa a estar disponível para diversos estudos sobre o tema da biodiversidade, para qualquer utilizador do portal, e cumpre os requisitos do Acesso Aberto, dentro dos princípios FAIR: Findable, Accessible, Interoperable, Reusable (Localizável, Acessível, Interoperável, Reutilizável). 

A novidade é a mais recente realização do plano de informatização do Herbário da UC, desenvolvido no âmbito de sua participação na infraestrutura PORBIOTA (E-infraestrutura Portuguesa de Informação e Investigação em Biodiversidade). 

Fazem também parte do plano duas outras plataformas totalmente desenvolvidas na instituição: Explorator - plataforma colaborativa de ciência cidadã lançada em abril deste ano; e o catálogo online, onde é possível consultar todos os dados informatizados da coleção. A interface do catálogo tem sido elogiada por especialistas de todo o mundo por oferecer uma usabilidade intuitiva e funcional. 

O lema de 2020 para o Dia Internacional da Biodiversidade é 'As nossas soluções estão na natureza'.