Ciência Aberta

Descoberta e colaboração em Ciência Aberta são tema de chamada de trabalhos em conferência internacional

Evento final do projeto TRIPLE acontece em fevereiro em Bonn, na Alemanha

17 novembro, 2022≈ 4 mins de leitura

O potencial, os desafios e as possibilidades surgidos dos esforços para a Ciência Aberta, com foco especial nas Ciências Sociais e Humanidades, são o foco da conferência final do projeto TRIPLE, que será realizada em Bonn, na Alemanha, entre 01 e 03 de fevereiro de 2023. A conferência está com call for papers aberta até o dia 30 de novembro, recebendo resumos de até 250 palavras para apresentações de 20 minutos e workshops de 90 minutos. As propostas devem ser submetidas através deste link. O projeto TRIPLE, com duração de três, anos, foi criado em 2019, é financiado pela Comissão Europeia através do programa Horizonte 2020, e é integrado pela UC.

As questões a serem exploradas nas propostas devem se concentrar nos tópicos a seguir:

  • Inovação e serviços inovadores em Ciências Sociais e Humanidades (CSH) - A depender da disciplina e da abordagem teórica, o que é considerado “inovador” pode diferir. O projeto TRIPLE quer explorar o significado da inovação em Ciência Aberta e SSH e com que finalidade ela pode ser explorada.
  • Multilinguismo nas CSH - Pretende-se explorar o papel do multilinguismo na descoberta e na colaboração. Os tópicos a serem abordados aqui podem ser vocabulários, multilinguismo em várias disciplinas, etc.
  • Financiamento (colaborativo) em Ciência Aberta - Como obter financiamento para um projeto de investigação é sempre uma questão crucial. A intenção é explorar o entrelaçamento de oportunidades de financiamento, impacto social e as possibilidades oferecidas por formas aparentemente novas de financiamento, como o crowdfunding.
  • Sustentabilidade, Infraestruturas de Investigação e Ciência Aberta - A manutenção de infraestruturas, plataformas e serviços de investigação em Ciência Aberta necessita de soluções sustentáveis ​​que explorem novos modelos de governação e financiamento coerentes com a visão da Ciência Aberta. Possíveis artigos poderiam investigar os desafios e possibilidades da governança sustentável em Ciência Aberta, discutir a própria ideia de sustentabilidade de dados, recursos e serviços.
  • Colaboração - A importância da colaboração internacional e interdisciplinar para a ciência está crescendo constantemente. Como pode ser a colaboração entre investigadores, várias partes interessadas, serviços, infraestruturas, como a colaboração pode ser habilitada e facilitada? O campo das CSH (por exemplo, tecnologicamente, conceitualmente) pode fornecer soluções e ideias para as ciências formais e naturais e vice-versa?
  • Metadados e qualidade de dados - Vocabulários alinhados, interoperabilidade de vários tipos de dados e dados abertos vinculados são tópicos-chave na discussão de hoje sobre metadados e qualidade de dados. Como as Ciências Sociais e Humanidades são impactadas por essas discussões? Como elas se beneficiam e evoluem? Como esses tópicos conectam as CSH a disciplinas científicas fora do campo?
  • Quaisquer outros tópicos relacionados e de importância para Colaboração e Descoberta em Ciência Aberta.

Sobre o projeto TRIPLE

Desde 2019, o projeto TRIPLE desenvolve a plataforma de descoberta multilingue GoTriple, com o objetivo de facilitar a investigação interdisciplinar e fomentar a colaboração. A plataforma fornece um ponto de acesso central para os utilizadores explorarem, encontrarem, acessarem e reutilizarem materiais de Ciências Sociais e Humanidades (CSH) em escala europeia (dados e publicações, perfis de investigadores, projetos). Os utilizadores podem encontrar recursos adequados para apoiar suas próprias pesquisas e desenvolver projetos colaborativos e interdisciplinares: diferentes ferramentas inovadoras são conectadas à plataforma para aprimorar a experiência geral de utilização. Os dados são coletados de forma automática e contínua com o suporte ativo de um vocabulário contendo 11 idiomas para recursos e capacidades de classificação. A GoTriple faz parte do catálogo EOSC, por meio da Infraestrutura de Investigação OPERAS - sendo a UC um dos membros da Assembleia Executiva da infraestrutura.

A GoTriple se dedica a enfrentar os desafios prementes que as Ciências Sociais e Humanidades enfrentam: dados e resultados de investigação estão espalhados ao longo das linhas de várias disciplinas, idiomas, catálogos e repositórios, e a colaboração – entre investigadores, empresas e cidadãos – é dificultada. O serviço e as suas funcionalidades pretendem amenizar e, eventualmente, ultrapassar as fronteiras que separam disciplinas e investigadores.

Ao fornecer um vocabulário multilingue, a criação de uma API de código aberto para enriquecer os dados e, assim, oferecer um serviço de descoberta interdisciplinar e multilingue, a GoTriple pretende funcionar como uma intersecção entre vários atores da academia e da sociedade, aumentar a baixa visibilidade dos resultados das CSH e melhorar o seu impacto.

| Informações importantes |

O que: Chamada aberta para resumos - conferência internacional TRIPLE

Quando: até 30 de novembro, através deste formulário

Data da conferência: De 01 a 03 de fevereiro de 2023 - Bonn, Alemanha

Mais informações: Os resumos devem ter no máximo 250 palavras e ser acompanhados de uma nota biográfica, a ser adicionada na secção de comentários.

Em caso de dúvidas, contactar o projeto através do e-mail: triple@operas-eu.org.

Partilhe