Ciência Aberta

Iniciativa de Promoção da Cultura Científica divulga atividades selecionadas

Atividades premiadas na terceira edição da iniciativa vão decorrer até maio de 2023

18 julho, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

Já está disponível a lista com as atividades e eventos premiados pela terceira edição da iniciativa "Promoção da Cultura Científica". As dez ações selecionadas vão decorrer até maio de 2023 e destacam-se pela originalidade e pelo seu cariz interdisciplinar, pondo em diálogo as áreas de saber dos centros de investigação da UC e transmitindo o seu conhecimento para a sociedade civil.

A iniciativa Promoção da Cultura Científica teve início em 2019, com a reformulação da Semana Cultural da Universidade de Coimbra e a reorganização dos eventos de promoção da cultura científica. Seu objetivo é apoiar, com um financiamento de até 750 euros por ação, dez eventos e atividades levadas a cabo por investigadores dos diversos centros de investigação e faculdades da UC. De acordo com a Vice-Reitora da UC para a Investigação e o 3o Ciclo, Cláudia Cavadas, um dos objetivos da iniciativa é levar a ciência desenvolvida na UC às pessoas fora da academia. Para o Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, a terceira edição da iniciativa mostra a maturação crescente desta área de atuação, espelhando uma abertura crescente à permeabilidade entre saberes.

A iniciativa Promoção da Cultura Científica é promovida pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC (iiiUC). As informações completas sobre o projeto, bem como detalhes sobre os eventos e as atividades apoiadas, estão disponíveis no website do iiiUC: https://www.uc.pt/iii/iiiuc-apoia/apoio-a-promocao-da-cultura-cientifica/2022/

Lista das 10 atividades/eventos (com locais e datas de realização)


  • Science also sleeps: raising awareness about good (and bad) sleep habits (exposição e ações de divulgação científica) – até maio de 2023 (diversos locais)
  • Café com debate. Inteligência Artificial e Responsabilidade: panorama jurídico e técnico atual (workshop) – setembro (Instituto Jurídico da UC e Instituto Pedro Nunes)
  • SCHOLAE – IGAEDITANI (exposição, palestras e visitas) – a partir de outubro (escolas de Idanha-a-Nova e outras da região da Beira Baixa)
  • Diálogos sobre a(s) intolerância(s): por ocasião dos 200 anos da extinção da Inquisição (mesas redondas, debates e entrevista) – até dezembro (diversos locais, presencialmente e online)
  • EUROVALUES - A importância dos valores europeus na ligação entre a Escola e a Universidade (instalação artística e ação de formação) – até dezembro (Escola Secundária de Estarreja)
  • Estratégias para a conservação do património museológico do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (debate, visita e workshops) – 19 e 26 de novembro (Museu da Ciência da UC)
  • Saberes cruzados: conhecer, lembrar, imaginar e aprender na cidade (visitas guiadas, formações, exposição e reservatório digital colaborativo) – de outubro 2022 a abril de 2023 (vários locais, presencialmente e online)
  • INSIDE OUT – Anatomia da madeira no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (exposição) – janeiro e maio de 2023 (Jardim Botânico da UC e online)
  • DIA MUNDIAL DAS CIDADES - Direito de Cidadania e Cultura (atividades multidisciplinares) – setembro e dezembro (diversos locais)
  • #MitoGIM: Ginástica, Mitocôndrias... & Nós (banca de atividades, banda desenhada, redes sociais) – até dezembro (presencial e online)
Partilhe