- UC.PT
- /
- Organizações
- /
- CDC
- /
- Autores
- /
- A - C
- /
- carloscosta

COSTA, Carlos
1969. Fundador do Visões Úteis, onde é Codiretor Artístico e de Produção e trabalha ainda como dramaturgo, encenador e ator. Iniciou a sua actividade artística no CITAC e defendeu tese na área dos Estudos Performativos.
Biografia
Nasceu no Porto, em 1969. Codiretor Artístico e de Produção do Visões Úteis, onde trabalha como dramaturgo, encenador e ator. Iniciou a sua atividade artística no CITAC - Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra - com ações de formação de Paulo Lisboa, João Grosso e Andrejev Kowalski e posteriormente de Anatoli Vassiliev. Marcia Haufrecht e Abraxa Teatro, entre outros.
Fundou o Visões Úteis em 1994 tendo começado por desenvolver trabalho de ator com encenadores como Nuno Cardoso, António Feio, João Paulo Seara Cardoso, Carlos Curto, José Wallenstein, Diogo Dória e Paulo Lisboa. A partir de1999 alargou a sua atividade, sempre no Visões Úteis, a áreas diversas como a investigação, tradução, dramaturgia e encenação. Destaca-se a sua participação numa multiplicidade de processos de criação dramatúrgica original tanto em teatro como em projetos de performance na paisagem e em comunidade.
Em 2005 e 2013, foi professor de dramaturgia na Academia Contemporânea do Espetáculo, no Porto. A partir de 2006 inicia a coordenação da participação portuguesa em diversos programas europeus. Desde 2009 é também responsável pelo desenvolvimento do Serviço Educativo do Visões Úteis procurando integrar os processos criativos contemporâneos nas comunidades envolventes e reforçando o papel da arte como fator de inclusão, desenvolvimento sustentado, participação política e qualidade de vida, nomeadamente através de projetos de perfomance em comunidade.
É membro da Direção da PLATEIA - Associação de Profissionais das Artes Cénicas, membro da Direção Consultiva da GDA - Direitos dos Artistas, membro do Conselho de Curadores da Fundação GDA e membro do Advisory Board do IETM - International Network for the Contemporary Performing Arts.
Frequentou a Licenciatura em História na Universidade Aberta, é Licenciado em Direito e pós-graduado em Estudos Europeus pela Universidade de Coimbra, tendo defendido tese na área dos Estudos Performativos, mais precisamente da Estética e Política da Participação.
Bibliografia
Textos para Teatro
Seis Gaivotas - com Pedro Carreira, Catarina Martins e Ana Vitorino (2003) | Estudos - com Pedro Carreira, Catarina Martins e Ana Vitorino (2004) | Orla do Bosque - com Pedro Carreira, Catarina Martins e Ana Vitorino (2004) | 667 - O Vizinho da Besta - com Catarina Martins e Ana Vitorino (2004) | Coma Profundo - com Pedro Carreira e Ana Vitorino (2006) | Errare - com Catarina Martins e Ana Vitorino (2006) | Cidade dos Diários - com Catarina Martins e Ana Vitorino (2006) | Monstros de Vidro - com Ana Vitorino (2012) | Nióbio - com Ana Vitorino (2012)
Outras Publicações
Vens Ver ou vens Viver? Estética e Política da Participação (2013) | Imagina que isto é um jogo: paisagem, viagem, participação e tecnologia na dramaturgia do Visões Úteis - 1999/2001 (2012) | Da Reintegração à Reconstrução - apelo a uma outra relação entre a arte e o Estado | Os Escritores de Cena na Primeira Década do Século XXI (2009) | Visíveis na Estrada através da Orla do Bosque - com Pedro Carreira, Catarina Martins e Ana Vitorino (2003).
Textos para Download
Monstros de Vidro (pdf.365KB)
Nióbio (pdf.374KB)