Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

NUNES, Luís (?-1553)

Professor da Faculdade de Medicina

Naturalidade — Santarém — Antuérpia, ca. 1553.

Graus—Lic., 16.11.1535; Dr. 21.11.1535.

Cadeiras — Tertia (prov. 17.10.1541), lente.

Observações — Descendente de cristãos-novos. Também conhecido por Luís Nunes de Santarém. Estudou em Salamanca, onde prova em 1532 ter feito quarto cur. de Medic. desde 1528 (V. Santander, Teresa p. 274) e onde foi condiscípulo, em todo o curso, de João Rodrigues de Castelo Branco, o famoso Amato Lusitano. Nomeado prof. de uma cad. de Artes na Univ. de Lisboa por prov. de 31.10.1530. Pedro Nunes e Garcia de Orta foram arguentes no seu ex. priv. em 1535. A prov. de 17.10.1541 nomeia-o para ler uma cad. de Medic. durante três anos, a qual era leccionada nos Colégios do Most. de Santa Cruz. Sucedeu ao lente António Barbosa na cad. de Tertia (Avicena). Terminado este período, em 1544, ausentou-se e veio a exercer clínica em Antuérpia. Aí dirigiu a publicação do Dicionário (com léxico médico) de António Nebrija, feita em 1545 pelo livreiro Iohann Steelsio, edição que dedica ao reitor da Univ. Fr. Diogo de Murça (vid. Sá, A. Moreira de, «Luís Nunes de Santarém, prof. nos Colégios de Santa Cruz de Coimbra» (Rev. da Biblioteca Nacional, 2 (1982), p. 205, 213). Na dedicatória dessa edição afirma ter sido prof. em Salamanca, provavelmente depois de sair de Lisboa. Sai entretanto de Antuérpia, dirige-se a Paris onde exerce a Medic., sendo nom. médico de Catarina de Médicis, regressando após alguns anos de novo a Antuérpia. Existe um seu homónimo, médico, que tem sido apontado como filho do Dr. Álvaro Nunes, que não foi lente em Coimbra e com o qual tem sido confundido. O próprio BM atribui a este último a obra do médico de Santarém dedicada a Diogo de Murça.

Nota: O excerto apresentado foi retirado da obra Memoria Professorum Universitatis Conimbrigensis, com a autorização do Prof. Doutor Augusto Rodrigues, editor literário.

[voltar]