Clube de Leitura Teatral

As mais recentes sessões do Clube de Leitura Teatral
Sessão de janeiro do CLT
© Cláudia Morais

O Clube de Leitura Teatral iniciou a sua nova temporada de 2020/21 em outubro com o texto "João Torto" pelo dramaturgo Fernando Giestas.

A sessão de novembro foi orientada por Ricardo Correia (também coordenador do CLT), com as suas "Peças breves sobre a ascensão e a queda de uma egoísta chamada Europa", dando lugar a outra coordenadora do CLT, Sofia Lobo, que trouxe um texto de Naum Alves de Sousa (BR), "No Natal a Gente vem te Buscar".

Em janeiro, a propósito dos 20 anos da marionet, Mário Montenegro foi convidado a coordenar aquela que viria a ser a última sessão presencial antes do novo confinamento, com um texto colaborativo escrito por vários investigadores , "Luz de Perdição".

Em fevereiro todas as atividades presenciais foram suspensas, pelo que se retomou a atividade on-line em março com um texto de estreia de duas leitoras do Clube, Maria José Pessoa e Susana Gonçalves, "O Vento na Boca", que orientaram a sessão virtual, juntando de novo os vários leitores que o Clube vai tendo pelo mundo.

O Clube de Leitura Teatral é uma iniciativa que junta o Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite e que acontece mensalmente, com leituras informais dedicadas a textos de um dramaturgo/escritor. O objetivo é a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.

Coordenação Clube de Leitura Teatral António Augusto Barros, Sofia Lobo (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (Teatro Académico de Gil Vicente)
Coprodução A Escola da Noite, Teatro Académico de Gil Vicente
Iniciativa integrada no LIPA