Laboratório do Desconhecimento

É uma iniciativa de pesquisa e criação com a finalidade de abordar desafios científicos com uma equipa interdisciplinar de cientistas e artistas
1 janeiro, 2019
Laboratório do Desconhecimento
© marionet

O Laboratório do Desconhecimento é uma iniciativa de pesquisa e criação com a finalidade de abordar desafios científicos com uma equipa interdisciplinar de cientistas e artistas. A premissa base é enfrentar questões científicas não resolvidas usando ferramentas, técnicas e perspectivas artísticas, tentando alcançar, eventualmente, algum progresso ou iluminação no tocante a essas questões, e avaliar o processo e possíveis vantagens dessa abordagem interdisciplinar.

O primeiro tópico a ser trabalhado neste contexto foi a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). Um grupo de artistas da marionet e cientistas do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra reuniu regularmente e discutiu o tema, e alguns resultados dessas reflexões foram sendo partilhados publicamente.

O Laboratório do Desconhecimento/Unkownness Lab é uma iniciativa da marionet em parceria com o Centro de Neurociências e Biologia Celular na Universidade de Coimbra (CNC), com a colaboração do Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas (LIPA) e do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), e tem o apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes).

Consulte a nossa página sobre o projeto.