Lançamento do livro "A Expressão das Emoções / Led - Viagem ao interior Num Computador"

Lançamento do livro com a presença de Mário Montenegro (autor) e de Carlos Fiolhais (autor do posfácio)
Lançamento do livro com a presença de Mário Montenegro e Carlos Fiolhais
© Cláudia Morais

No contexto da comemoração dos 20 anos da companhia de teatro marionet, foi publicamente apresentado o livro “A Expressão das Emoções / LED — Viagem ao Interior num Computador”, editado com o apoio do LIPA/TAGV pela Imprensa da Universidade de Coimbra na Coleção Dramaturgia. Contou com a presença do autor Mário Montenegro e com a apresentação de Carlos Fiolhais, diretor do Rómulo — Centro Ciência Viva de Coimbra/Universidade de Coimbra, e autor do posfácio do livro; e Fernando Matos Oliveira, diretor do Teatro Académico de Gil Vicente e coordenador da Colecção Dramaturgia.

Este volume reúne os textos “A expressão das emoções” (2014) e “LED – Viagem ao interior num computador” (2006), duas peças inspiradas em temas científicos, escritas e encenadas por Mário Montenegro. Em ambos os casos estamos perante uma escrita que experimenta e abre caminhos no diálogo entre a arte e a ciência, no primeiro caso, especulando sobre a classificação das emoções humanas, que começou por ser ensaiada por fisiologistas e naturalistas do século XIX; no segundo caso, convocando o funcionamento interno de um computador digital, um aparato que surgiu do século XX e veio redefinir as fronteiras da experiência humana. O processo de criação passou pela colaboração entre investigadores e artistas, confirmando o lugar único que tanto o autor como a companhia marionet ocupam em Portugal no âmbito do teatro de tema científico.

A coleção Dramaturgia da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) acolhe alguns dos textos para teatro associados às atividades desenvolvidas no âmbito do LIPA/TAGV. Com esta coleção a IUC pretende contribuir para a afirmação de novos autores e promover a escrita para teatro em Portugal. O catálogo integral pode ser consultado no sítio da Imprensa da Universidade de Coimbra. Mais informações sobre a coleção podem ser consultadas aqui. Os volumes editados em parceria com o TAGV/Laboratório LIPA encontram-se também para venda no Teatro Académico de Gil Vicente.

A primeira versão de “LED” estreou no Teatro Académico de Gil Vicente em 2006 e configurou um momento de charneira na estética teatral da companhia e na sua relação com temas científicos. Regressa agora, adaptado à contemporaneidade, sob o título "LED - Viagem ao Interior num Smartphone" e tem estreia marcada para dia 22 de abril de 2021 no palco do Teatro Académico de Gil Vicente.