Correio dos Domingos | 16 de fevereiro 2023

Após autorização de Jorge Silva Melo, o curso de Estudos Artísticos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, empreendeu a tarefa de salvar esses 26 filmes, agora publicados pelo LIPA - Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas, de um modo mais acessível, acompanhados das respetivas datas e, quando aplicável, das respetivas frases.

10 fevereiro, 2023≈ 3 mins de leitura

De setembro de 2020 a abril de 2021, Jorge Silva Melo escolheu as manhãs de domingo para publicar pequenos filmes no seu perfil de Facebook. Estes são, simultaneamente, expressão das angústias de um tempo, em particular do confinamento provocado pela pandemia Covid-19, e uma viagem por tempos pretéritos, em ambos os casos com um foco particular na criação e produção teatral. Em algumas publicações, o autor acrescentou uma frase curta.

Após autorização de Jorge Silva Melo, o curso de Estudos Artísticos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, empreendeu a tarefa de salvar esses 26 filmes, agora publicados pelo LIPA - Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas, de um modo mais acessível, acompanhados das respetivas datas e, quando aplicável, das respetivas frases. A cada filme acrescenta-se apenas uma citação do autor que, de algum modo, projeta ou deixa adivinhar os conteúdos abordados. Para facilitar a consulta do documento, foi acrescentada uma descrição dos conteúdos de cada episódio, que se repete no genérico final, acompanhada de uma mensagem da turma para Jorge Silva Melo.

Este trabalho foi realizado na unidade curricular de História do Teatro e do Espetáculo II (edição de 2021/2022), da responsabilidade do docente Carlos Costa, com apoio do docente Miguel Mira. A coordenação foi de Mariana Abrunheiro e colaboraram: Artur Montenegro, Artur Caldas, Beatriz Lopes, Beatriz Morais Pedro, Bia Pacheco, Bruna Murta, Chiara Ciuccè, Cristina Grimaldi, Guilherme del Campo, Guilherme Nunes, Laura Corga, Patrícia Leal e Rita Rodrigues.

São 26 filmes exibidos agora em tela de cinema, dia 16 de fevereiro às 17h00.

Aceder aos videos

Partilhe