Raquel Castro ministra Aula Aberta "Do teatro à performance" na FLUC

Raquel Castro dará uma Aula Aberta na FLUC sobre o projeto "Uma Retrospectiva (2013–2023)", que integra o ciclo "Futuros e Assombrações". Nesta aula, a artista explorará o trabalho que examina a transformação da cidade de Lisboa — abordando temas como a gentrificação e o crescimento do turismo — bem como as biografias e vivências pessoais das criadoras.

09 outubro, 2024≈ 3 mins de leitura

No próximo dia 14 de outubro, a encenadora e atriz Raquel Castro dará uma Aula Aberta intitulada "Do teatro à performance: sobre o projeto ‘Uma Retrospectiva (2013—2023)’", na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). O evento, que terá início às 16h00, acontecerá na Sala do ILLP (7º piso da FLUC) e será aberto a todos os interessados.

O projeto Uma Retrospectiva (2013—2023) também integra o ciclo Futuros e Assombrações, cuja segunda edição ocorrerá de 17 a 19 de outubro no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra. Este ciclo, com curadoria de Fernando Matos Oliveira e Isabel Costa, tem como objetivo mapear e apresentar artistas que se dedicam à performance arte em Portugal, focando-se na exploração do passado e presente desta forma artística. O ciclo destaca o caráter expansivo da performance, em diálogo com o teatro, as artes visuais, a música e várias formas de ativismo social.

Criado em colaboração com a coreógrafa Mariana Tengner de Barros, o projeto “Uma Retrospectiva (2013—2023)” será discutido tanto na Aula Aberta como no ciclo “Futuros e Assombrações”. Na aula, Raquel Castro irá explorar o trabalho que examina tanto a transformação da cidade de Lisboa — incluindo temas como a gentrificação e o crescimento do turismo — quanto as biografias e vivências pessoais das criadoras.

A conexão da aula com o ciclo Futuros e Assombrações proporciona uma reflexão mais ampla sobre as fronteiras entre o teatro e a performance, oferecendo ao público uma oportunidade especial de se preparar para o ciclo no TAGV. Além disso, o evento no TAGV apresentará obras de Raquel Castro e outros artistas, contribuindo para a compreensão da evolução desta forma de arte em Portugal.

Partilhe