2016
Cinco Graus de Diferença integrou-se no chamada internacional "The Syrian Monologues" promovida pela Companhia de Teatro da Palestina ASHTAR Theatre, e estreou em Portugal, no dia 20 de junho de 2016, Dia Mundial do Refugiado, na Rádio Universidade de Coimbra.
Na sequência do apelo de uma Companhia de Teatro da palestina — para que artistas europeus se aproximassem das comunidades de refugiados - os alunos de "Dramaturgia e Escrita Teatral" efetuaram algumas visitas a um centro de refugiados (da Síria e Sudão) em Penela. E a partir desta experiência escreveram e produziram 4 peças de teatro radiofónico, transmitidas pela rádio da Universidade de Coimbra no Dia Mundial do Refugiado.
Além de romper com os muros do habitual contexto académico, o projeto estabeleceu também relações entre a universidade e os organismos da sua associação académica, nomeadamente uma rádio e um grupo de teatro.Um trabalho, portanto, contra os abismos, tanto os que separam Portugal da Síria, como os que separam os estudantes nos seus contextos de aprendizagem.
Cinco Graus de Diferença — Exercício dos alunos de Dramaturgia e Escrita Teatral 2015/2016, do Mestrado em Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O texto pode ser lido e descarregado de forma integral aqui.
Equipa
Textos: Carlos Campos, João Janicas, Railson Almeida, Thomaz Paiva
Direção de Atores: Ana Maria Mula
Sonoplastia: Sofia Fonseca Rodrigues
Interpretação: Alexandra Silva, Andrea Inocêncio, Ana María Mula, Carlos Campos, Carlota Napierala, Cristina janicas, João Oliveira, João Paulo Janicas, José Castela, Railson Gomes de Almeida, Rui Damasceno, Sofia Fonseca Rodrigues e Zhang Qinzhe
Coordenação: Carlos Costa (Docente de Dramaturgia e Escrita Teatral)
Produção: Mestrado em Estudos Estudos Artísticos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em parceria com Centro de Refugiados Paz/Peace, RUC – Rádio Universidade de Coimbra, CITAC – Círculo de Iniciação Teatral da Universidade de Coimbra, Cooperativa Bonifrates e TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente.