Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Sessões do Carvão, 2013-2014


Ceddo


Charles Laughton nos Dois Lados da Câmara
2 de outubro

• Ruggles of Red Gap (O Extravagante Senhor Ruggles, 1935), real. Leo McCarey
• The Night of the Hunter (A Sombra do Caçador, 1955), real. Charles Laughton

Ousmane Sembène: Cineasta Africano, Artista Político
9 a 30 de outubro

• La noire de... (A Negra de..., 1966), real. Ousmane Sembène
com comentário de Sérgio Dias Branco (FLUC)
• Mandabi (“Ordem de Pagamento”, 1968), real. Ousmane Sembène
• Borom sarret (“O Carroceiro”, 1963), real. Ousmane Sembène
• Emitaï (1971), real. Ousmane Sembène
• Xala (1975), real. Ousmane Sembène
• Ceddo (“Os Forasteiros”, 1977), real. Ousmane Sembène
• Camp de Thiaroye (“Campo em Thiaroye”, 1988), real. Ousmane Sembène
• Faat Kiné (2001), real. Ousmane Sembène
• Moolaadé (“Protecção Mágica”, 2004), real. Ousmane Sembène

Bill Douglas: Imagens Palpitantes
6 a 13 de novembro

• Come Dancing (“Vem Dançar”, 1970), real. Bill Douglas
• My Childhood (“A Minha Infância”, 1972), real. Bill Douglas
• My Ain Folk (“A Minha Própria Gente”, 1973), real. Bill Douglas
• My Way Home (“O Meu Caminho para Casa”, 1978), real. Bill Douglas
• Comrades (“Camaradas”, 1986), real. Bill Douglas

Comunidade e Consciência Ecológica
20 a 27 de novembro
[em colaboração com a associação Coimbra em Transição]

• Koyaanisqatsi: Life Out of Balance (Koyaanisqatsi, 1982), real. Godfrey Reggio
• Powaqqatsi: Life in Transformation (Powaqqatsi, 1988), real. Godfrey Reggio
com comentário de Sara Rocha (Coimbra em Transição)
• The Power of Community: How Cuba Survived Peak Oil (“O Poder da Comunidade: Como Cuba Sobreviveu ao Pico do Petróleo”, 2006), real. Faith Morgan
• “Fresh” (Fresco, 2009), real. Ana Sofia Joanes

F. W. Murnau: O Real Fantástico
4 a 18 de dezembro

• Schloß Vogeloed (O Castelo Maldito, 1921), real. F. W. Murnau
• Nosferatu, eine Symphonie des Grauens (Nosferatu, o Vampiro, 1922), real. F. W. Murnau
• Phantom (Fantasma, 1922), real. F. W. Murnau
• Der letzte Mann (O Último dos Homens, 1924), real. F. W. Murnau
• Faust - Eine deutsche Volkssage (Fausto, 1926), real. F. W. Murnau
• Sunrise: A Song of Two Humans (Aurora, 1927), real. F. W. Murnau

John Cassavetes: Expressões do Quotidiano*
12 de fevereiro a 12 de março

• Shadows (Sombras, 1959), real. John Cassavetes
• Faces (Rostos, 1968), real. John Cassavetes
• A Woman Under the Influence (Uma Mulher sob Influência, 1974), real. John Cassavetes
• The Killing of a Chinese Bookie (A Morte de um Apostador Chinês, 1976), real. John Cassavetes
• Opening Night (Noite de Estreia, 1977), real. John Cassavetes

Cinema e Espiritualidade*

12 de fevereiro a 12 de março
[em colaboração com o Instituto Universitário Justiça e Paz]

• To the Wonder (A Essência do Amor, 2012), real. Terrence Malick
escolhido por Pe. Paulo Simões (IUJP), com o seu comentário
• Khaneh siah ast (A Casa é Negra, 1963), real. Forugh Farrokhzad
• Bom yeoreum gaeul gyeoul geurigo bom (Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera, 2003), real. Ki-duk Kim
escolhido por Paulo Borges (FLUL/UBP), com o seu comentário
• A Serious Man (Um Homem Sério, 2009), real. Ethan Coen e Joel Coen
• Le quattro volte (As Quatro Voltas, 2010), real. Michelangelo Frammartino
escolhido por Sérgio Dias Branco (FLUC), com o seu comentário

Peter Watkins: O Factual Dramático
26 de março a 16 de abril

• Culloden (1964), real. Peter Watkins
The War Game (“O Jogo da Guerra”, 1965), real. Peter Watkins
• Privilege (Privilégio, 1967), real. Peter Watkins
• Gladiatorerna (Os Gladiadores, 1969), real. Peter Watkins
Punishment Park (1971), real. Peter Watkins
Edvard Münch (1974), real. Peter Watkins
La Commune (Paris, 1871) (A Comuna (Paris, 1871), 2000), real. Peter Watkins

Filmes Revolucionários de Abril

23 a 30 de abril
[em colaboração com A Escola da Noite, Fila K Cineclube e Prisma]

• Continuar a Viver ou Os Índios da Meia-Praia (1976), real. António da Cunha Telles
• A Lei da Terra (1975), real. Grupo Zero
com conversa entre Sérgio Dias Branco (FLUC) e Alfredo Campos (CNA)
• As Armas e o Povo (1975), real. Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica
• Deus Pátria Autoridade (1976), real. Rui Simões
com conversa entre Rui Simões e Manuel Loff (FLUP)

Caixa Negra

7 a 28 de maio
[programado por estudantes do 1.º ciclo em Estudos Artísticos: Francisco Silveira, Gabriel Salgado, Mónica Marques, Pedro Abrantes, Pedro Vasconcelos, Pedro Vaz, Ricardo Almeida]

• Rear Window (Janela Indiscreta, 1954), real. Alfred Hitchcock
• Fahrenheit 451 (Grau de Destruição, 1966), real. François Truffaut
The Truman Show (A Vida em Directo, 1998), real. Peter Weir
• Network (Escândalo na Televisão, 1976), real. Sidney Lumet
• Fahrenheit 451 (Grau de Destruição, 1966), real. François Truffaut
Das Leben der Anderen (As Vidas dos Outros, 2006), real. Florian Henckel von Donnersmarck
• The Conversation (O Vigilante, 1974), real. Francis Ford Coppola

* Estes dois ciclos decorreram em paralelo, o primeiro às 18h30, o segundo às 21h30.