Sessões do Carvão, 2013-2014

Charles Laughton nos Dois Lados da Câmara
2 de outubro
• Ruggles of Red Gap (O Extravagante Senhor Ruggles, 1935), real. Leo McCarey
• The Night of the Hunter (A Sombra do Caçador, 1955), real. Charles Laughton
Ousmane Sembène: Cineasta Africano, Artista Político
9 a 30 de outubro
• La noire de... (A Negra de..., 1966), real. Ousmane Sembène
com comentário de Sérgio Dias Branco (FLUC)
• Mandabi (“Ordem de Pagamento”, 1968), real. Ousmane Sembène
• Borom sarret (“O Carroceiro”, 1963), real. Ousmane Sembène
• Emitaï (1971), real. Ousmane Sembène
• Xala (1975), real. Ousmane Sembène
• Ceddo (“Os Forasteiros”, 1977), real. Ousmane Sembène
• Camp de Thiaroye (“Campo em Thiaroye”, 1988), real. Ousmane Sembène
• Faat Kiné (2001), real. Ousmane Sembène
• Moolaadé (“Protecção Mágica”, 2004), real. Ousmane Sembène
Bill Douglas: Imagens Palpitantes
6 a 13 de novembro
• Come Dancing (“Vem Dançar”, 1970), real. Bill Douglas
• My Childhood (“A Minha Infância”, 1972), real. Bill Douglas
• My Ain Folk (“A Minha Própria Gente”, 1973), real. Bill Douglas
• My Way Home (“O Meu Caminho para Casa”, 1978), real. Bill Douglas
• Comrades (“Camaradas”, 1986), real. Bill Douglas
Comunidade e Consciência Ecológica
20 a 27 de novembro
[em colaboração com a associação Coimbra em Transição]
• Koyaanisqatsi: Life Out of Balance (Koyaanisqatsi, 1982), real. Godfrey Reggio
• Powaqqatsi: Life in Transformation (Powaqqatsi, 1988), real. Godfrey Reggio
com comentário de Sara Rocha (Coimbra em Transição)
• The Power of Community: How Cuba Survived Peak Oil (“O Poder da Comunidade: Como Cuba Sobreviveu ao Pico do Petróleo”, 2006), real. Faith Morgan
• “Fresh” (Fresco, 2009), real. Ana Sofia Joanes
F. W. Murnau: O Real Fantástico
4 a 18 de dezembro
• Schloß Vogeloed (O Castelo Maldito, 1921), real. F. W. Murnau
• Nosferatu, eine Symphonie des Grauens (Nosferatu, o Vampiro, 1922), real. F. W. Murnau
• Phantom (Fantasma, 1922), real. F. W. Murnau
• Der letzte Mann (O Último dos Homens, 1924), real. F. W. Murnau
• Faust - Eine deutsche Volkssage (Fausto, 1926), real. F. W. Murnau
• Sunrise: A Song of Two Humans (Aurora, 1927), real. F. W. Murnau
John Cassavetes: Expressões do Quotidiano*
12 de fevereiro a 12 de março
• Shadows (Sombras, 1959), real. John Cassavetes
• Faces (Rostos, 1968), real. John Cassavetes
• A Woman Under the Influence (Uma Mulher sob Influência, 1974), real. John Cassavetes
• The Killing of a Chinese Bookie (A Morte de um Apostador Chinês, 1976), real. John Cassavetes
• Opening Night (Noite de Estreia, 1977), real. John Cassavetes
Cinema e Espiritualidade*
12 de fevereiro a 12 de março
[em colaboração com o Instituto Universitário Justiça e Paz]
• To the Wonder (A Essência do Amor, 2012), real. Terrence Malick
escolhido por Pe. Paulo Simões (IUJP), com o seu comentário
• Khaneh siah ast (A Casa é Negra, 1963), real. Forugh Farrokhzad
• Bom yeoreum gaeul gyeoul geurigo bom (Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera, 2003), real. Ki-duk Kim
escolhido por Paulo Borges (FLUL/UBP), com o seu comentário
• A Serious Man (Um Homem Sério, 2009), real. Ethan Coen e Joel Coen
• Le quattro volte (As Quatro Voltas, 2010), real. Michelangelo Frammartino
escolhido por Sérgio Dias Branco (FLUC), com o seu comentário
Peter Watkins: O Factual Dramático
26 de março a 16 de abril
• Culloden (1964), real. Peter Watkins
• The War Game (“O Jogo da Guerra”, 1965), real. Peter Watkins
• Privilege (Privilégio, 1967), real. Peter Watkins
• Gladiatorerna (Os Gladiadores, 1969), real. Peter Watkins
• Punishment Park (1971), real. Peter Watkins
• Edvard Münch (1974), real. Peter Watkins
• La Commune (Paris, 1871) (A Comuna (Paris, 1871), 2000), real. Peter Watkins
Filmes Revolucionários de Abril
23 a 30 de abril
[em colaboração com A Escola da Noite, Fila K Cineclube e Prisma]
• Continuar a Viver ou Os Índios da Meia-Praia (1976), real. António da Cunha Telles
• A Lei da Terra (1975), real. Grupo Zero
com conversa entre Sérgio Dias Branco (FLUC) e Alfredo Campos (CNA)
• As Armas e o Povo (1975), real. Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica
• Deus Pátria Autoridade (1976), real. Rui Simões
com conversa entre Rui Simões e Manuel Loff (FLUP)
Caixa Negra
7 a 28 de maio
[programado por estudantes do 1.º ciclo em Estudos Artísticos: Francisco Silveira, Gabriel Salgado, Mónica Marques, Pedro Abrantes, Pedro Vasconcelos, Pedro Vaz, Ricardo Almeida]
• Rear Window (Janela Indiscreta, 1954), real. Alfred Hitchcock
• Fahrenheit 451 (Grau de Destruição, 1966), real. François Truffaut
• The Truman Show (A Vida em Directo, 1998), real. Peter Weir
• Network (Escândalo na Televisão, 1976), real. Sidney Lumet
• Fahrenheit 451 (Grau de Destruição, 1966), real. François Truffaut
• Das Leben der Anderen (As Vidas dos Outros, 2006), real. Florian Henckel von Donnersmarck
• The Conversation (O Vigilante, 1974), real. Francis Ford Coppola
* Estes dois ciclos decorreram em paralelo, o primeiro às 18h30, o segundo às 21h30.