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Sessões do Carvão, 2014-2015


videodrome


Lisboetas

8 de outubro
[em colaboração com a Casa da Esquina, no âmbito do espétaculo O Meu País é o que o Mar Não Quer]

• Lisboetas (2004), real. Sérgio Tréfaut

Mundo Sur/real
22 de outubro a 17 de dezembro

• Entr’acte (1924), real. René Clair
• La Coquille et le clergyman (A Concha e o Clérigo, 1926), real. Germaine Dulac
• L’Étoile de mer (Estrela do Mar, 1928), real. Man Ray
• Un chien andalou (Um Cão Andaluz, 1929), real. Luís Buñuel
• The Hearts of Age (“Os Corações da Idade”, 1934), real. Orson Welles e William Vance
• Kurutta ippêji (“Uma Página de Loucura”, 1926), real. Teinosuke Kinugasa
• Rose Hobart (1936), real. Joseph Cornell
• Sang d’un poète (O Sangue de um Poeta, 1930), real. Jean Cocteau
• Poruchik Kizhe (Tenente Kijé, 1934), real. Aleksandr Faintsimmer
• Spare Time (“Tempo Livre”, 1939), real. Humphrey Jennings
• Dreams That Money Can Buy (“Sonhos que o Dinheiro Pode Comprar”, 1947), real. Hans Richter
• L’Année dernière à Marienbad (O Último Ano em Marienbad, 1961), real. Alain Resnais
• La nez (“O Nariz”, 1963), real. Alexandre Alexeieff e Claire Parker
• Les Abysses (“Os Abismos”, 1963), real. Nikos Papatakis
• Suna no onna (“A Mulher das Dunas”, 1964), real. Hiroshi Teshigahara
• Meshes of the Afternoon (Armadilhas da Tarde, 1943), real. Maya Deren e Alexander Hamid
   El topo (1970), real. Alejandro Jodorowski
• Trzecia czesc nocy (“A Terceira Parte da Noite”, 1971), real. Andrzej Zulawski
• L’Invention du monde (“A Invenção do Mundo”, 1952), real. Jean-Louis Bédouin e Michel Zimbacca
• Rendez-vous à Bray (Encontro em Bray, 1971), real. André Delvaux
• Céline et Julie vont en bateau (“Céline e Julie Vão de Barco”, 1974), real. Jacques Rivette
• Dwaj Ludzie z Szafy (Dois Homens e um Roupeiro, 1958), real. Roman Polanski
• Eraserhead (No Céu Tudo é Perfeito, 1977), David Lynch
• Videodrome (Experiência Alucinante, 1983), real. David Cronenberg
• Les Jeux des anges (“Os Jogos dos Anjos”, 1964), real. Walerian Borowczyk
• A Zed & Two Noughts (Um Z e Dois Zeros, 1985), real. Peter Greenaway
• Neco z Alenky (Alice, 1987), real. Jan Svankmajer
• The Heart of the World (“O Coração do Mundo”, 2000), real. Guy Maddin
• Os Canibais (1988), real. Manoel de Oliveira
• Barton Fink (1991), real. Joel Coen

Larisa Shepitko: Comoções do Humano
11 a 22 de fevereiro
[em colaboração com o Centro de Estudos Russos da FLUC]

• Znoy (Calor, 1963), real. Larisa Shepitko
Krylya (Asas, 1966), real. Larisa Shepitko
com comentário de Vladimir Pliassov (CER)
• Nachalo nevedomogo veka (Começo de uma Era Desconhecida, 1967), real. Andrey Smirnov e Larisa Shepitko
• Ty i ya (Tu e Eu, 1971), real. Larisa Shepitko
• Voskhozhdeniye (Ascensão, 1977), real. Larisa Shepitko
• Larisa (1980), real. Elem Klimov
• Proshchanie (Adeus a Matiora, 1983), real. Elem Klimov

Terror Contemporâneo*
4 de março a 15 de abril

• Lat den ratte komma in (Deixa-me Entrar, 2008), real. Tomas Alfredson
The Innkeepers (Hóspedes Indesejados, 2011), real. Ti West
• The Babadook (O Senhor Babadook, 2014), real. Jennifer Kent
Kairo (2001), real. Kiyoshi Kurosawa
Trouble Every Day (2001), real. Claire Denis
El orfanato (O Orfanato, 2007), real. J. A. Bayona
Coisa Ruim (2006), real. Tiago Guedes e Frederico Serra

(Re)Acção!: Química e Cinema*

4 de março a 8 de abril
[em colaboração com o Departamento de Química da FCTUC]

• The Count of Monte Cristo (O Conde de Monte Cristo, 1934), real. Rowland V. Lee
com comentário de Sérgio Rodrigues (FCTUC)
O Leproso (1974), real. Sinde Filipe
• Domingo à Tarde (1966), real. António de Macedo
The Nutty Professor (As Noites Loucas do Dr. Jerryll, 1963), real. Jerry Lewis
Le chant du Styrène (O Canto do Estireno, 1959), real. Alain Resnais
• The Last Man on Earth (O Último Homem na Terra, 1964), real. Ubaldo Ragona e Sidney Salkow
The Invisible Man (O Homem Invisível, 1933), real. James Whale

Viagem a Lisboa
15 de abril
[em colaboração com a Casa da Esquina, no âmbito do espétaculo O Meu País é o que o Mar Não Quer]

• Viagem a Lisboa (2011), real. Sérgio Tréfaut

Juan Pablo Rebella: Melancólicas Comédias
22 de abril

• Víctor y los elegidos (“Victor e os Eleitos”, 1996), real. Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll
25 Watts (2001), real. Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll
Whisky (2004), real. Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll

Antes e Depois de Abril
29 de abril

• Brandos Costumes (1974), real. Alberto Seixas Santos
Revolução [excerto] (1976), real. Ana Hatherly
• Paredes Pintadas da Revolução Portuguesa (1976), real. António Campos
O Voo da Papoila (2011), real. Nuno Portugal
com comentário de Nuno Portugal

Película: Latin’ América
6 a 27 de maio
[programado por estudantes do 1.º ciclo em Estudos Artísticos: Eduardo Duarte, Francisco Frutuoso, José Clive Castro, Luís Fernandes, Rafael Marques, Vasco Assis]

• Memorias del subdesarrollo (Memórias do Subdesenvolvimento, 1968), real. Tomás Gutiérrez Alea
• Los olvidados (“Os Esquecidos”, 1976), real. Luis Buñuel
María, llena eres de gracia (Maria Cheia de Graça, 2004), real. Joshua Marston
• Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), real. Glauber Rocha
• La nana (“A Criada”, 2009), real. Sebastián Silva
Nueve reinas (Nove Rainhas, 2000), real. Fabián Bielinsky

* Estes dois ciclos decorreram em paralelo, o primeiro às 18h30, o segundo às 21h30.