Sessões do Carvão, 2014-2015

Lisboetas
8 de outubro
[em colaboração com a Casa da Esquina, no âmbito do espétaculo O Meu País é o que o Mar Não Quer]
• Lisboetas (2004), real. Sérgio Tréfaut
Mundo Sur/real
22 de outubro a 17 de dezembro
• Entr’acte (1924), real. René Clair
• La Coquille et le clergyman (A Concha e o Clérigo, 1926), real. Germaine Dulac
• L’Étoile de mer (Estrela do Mar, 1928), real. Man Ray
• Un chien andalou (Um Cão Andaluz, 1929), real. Luís Buñuel
• The Hearts of Age (“Os Corações da Idade”, 1934), real. Orson Welles e William Vance
• Kurutta ippêji (“Uma Página de Loucura”, 1926), real. Teinosuke Kinugasa
• Rose Hobart (1936), real. Joseph Cornell
• Sang d’un poète (O Sangue de um Poeta, 1930), real. Jean Cocteau
• Poruchik Kizhe (Tenente Kijé, 1934), real. Aleksandr Faintsimmer
• Spare Time (“Tempo Livre”, 1939), real. Humphrey Jennings
• Dreams That Money Can Buy (“Sonhos que o Dinheiro Pode Comprar”, 1947), real. Hans Richter
• L’Année dernière à Marienbad (O Último Ano em Marienbad, 1961), real. Alain Resnais
• La nez (“O Nariz”, 1963), real. Alexandre Alexeieff e Claire Parker
• Les Abysses (“Os Abismos”, 1963), real. Nikos Papatakis
• Suna no onna (“A Mulher das Dunas”, 1964), real. Hiroshi Teshigahara
• Meshes of the Afternoon (Armadilhas da Tarde, 1943), real. Maya Deren e Alexander Hamid
El topo (1970), real. Alejandro Jodorowski
• Trzecia czesc nocy (“A Terceira Parte da Noite”, 1971), real. Andrzej Zulawski
• L’Invention du monde (“A Invenção do Mundo”, 1952), real. Jean-Louis Bédouin e Michel Zimbacca
• Rendez-vous à Bray (Encontro em Bray, 1971), real. André Delvaux
• Céline et Julie vont en bateau (“Céline e Julie Vão de Barco”, 1974), real. Jacques Rivette
• Dwaj Ludzie z Szafy (Dois Homens e um Roupeiro, 1958), real. Roman Polanski
• Eraserhead (No Céu Tudo é Perfeito, 1977), David Lynch
• Videodrome (Experiência Alucinante, 1983), real. David Cronenberg
• Les Jeux des anges (“Os Jogos dos Anjos”, 1964), real. Walerian Borowczyk
• A Zed & Two Noughts (Um Z e Dois Zeros, 1985), real. Peter Greenaway
• Neco z Alenky (Alice, 1987), real. Jan Svankmajer
• The Heart of the World (“O Coração do Mundo”, 2000), real. Guy Maddin
• Os Canibais (1988), real. Manoel de Oliveira
• Barton Fink (1991), real. Joel Coen
Larisa Shepitko: Comoções do Humano
11 a 22 de fevereiro
[em colaboração com o Centro de Estudos Russos da FLUC]
• Znoy (Calor, 1963), real. Larisa Shepitko
• Krylya (Asas, 1966), real. Larisa Shepitko
com comentário de Vladimir Pliassov (CER)
• Nachalo nevedomogo veka (Começo de uma Era Desconhecida, 1967), real. Andrey Smirnov e Larisa Shepitko
• Ty i ya (Tu e Eu, 1971), real. Larisa Shepitko
• Voskhozhdeniye (Ascensão, 1977), real. Larisa Shepitko
• Larisa (1980), real. Elem Klimov
• Proshchanie (Adeus a Matiora, 1983), real. Elem Klimov
Terror Contemporâneo*
4 de março a 15 de abril
• Lat den ratte komma in (Deixa-me Entrar, 2008), real. Tomas Alfredson
• The Innkeepers (Hóspedes Indesejados, 2011), real. Ti West
• The Babadook (O Senhor Babadook, 2014), real. Jennifer Kent
• Kairo (2001), real. Kiyoshi Kurosawa
• Trouble Every Day (2001), real. Claire Denis
• El orfanato (O Orfanato, 2007), real. J. A. Bayona
• Coisa Ruim (2006), real. Tiago Guedes e Frederico Serra
(Re)Acção!: Química e Cinema*
4 de março a 8 de abril
[em colaboração com o Departamento de Química da FCTUC]
• The Count of Monte Cristo (O Conde de Monte Cristo, 1934), real. Rowland V. Lee
com comentário de Sérgio Rodrigues (FCTUC)
• O Leproso (1974), real. Sinde Filipe
• Domingo à Tarde (1966), real. António de Macedo
• The Nutty Professor (As Noites Loucas do Dr. Jerryll, 1963), real. Jerry Lewis
• Le chant du Styrène (O Canto do Estireno, 1959), real. Alain Resnais
• The Last Man on Earth (O Último Homem na Terra, 1964), real. Ubaldo Ragona e Sidney Salkow
• The Invisible Man (O Homem Invisível, 1933), real. James Whale
Viagem a Lisboa
15 de abril
[em colaboração com a Casa da Esquina, no âmbito do espétaculo O Meu País é o que o Mar Não Quer]
• Viagem a Lisboa (2011), real. Sérgio Tréfaut
Juan Pablo Rebella: Melancólicas Comédias
22 de abril
• Víctor y los elegidos (“Victor e os Eleitos”, 1996), real. Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll
• 25 Watts (2001), real. Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll
• Whisky (2004), real. Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll
Antes e Depois de Abril
29 de abril
• Brandos Costumes (1974), real. Alberto Seixas Santos
• Revolução [excerto] (1976), real. Ana Hatherly
• Paredes Pintadas da Revolução Portuguesa (1976), real. António Campos
• O Voo da Papoila (2011), real. Nuno Portugal
com comentário de Nuno Portugal
Película: Latin’ América
6 a 27 de maio
[programado por estudantes do 1.º ciclo em Estudos Artísticos: Eduardo Duarte, Francisco Frutuoso, José Clive Castro, Luís Fernandes, Rafael Marques, Vasco Assis]
• Memorias del subdesarrollo (Memórias do Subdesenvolvimento, 1968), real. Tomás Gutiérrez Alea
• Los olvidados (“Os Esquecidos”, 1976), real. Luis Buñuel
• María, llena eres de gracia (Maria Cheia de Graça, 2004), real. Joshua Marston
• Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), real. Glauber Rocha
• La nana (“A Criada”, 2009), real. Sebastián Silva
• Nueve reinas (Nove Rainhas, 2000), real. Fabián Bielinsky
* Estes dois ciclos decorreram em paralelo, o primeiro às 18h30, o segundo às 21h30.