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Sessões do Carvão, 2015-2016


Killer of Sheep


Harmony Korine: América Delirante

16 a 30 de setembro

• Gummo (1997), real. Harmony Korine
• Julien Donkey-Boy (1999), real. Harmony Korine
• Mister Lonely (2007), real. Harmony Korine
• Trash Humpers (2009), real. Harmony Korine
• Sonic Youth’s “Sunday” (1998), real. Harmony Korine
• Bonnie Prince Billy’s “No More Workhorse Blues” (2004), real. Harmony Korine
• Act Da Fool (2010), real. Harmony Korine
• Umshini Wam (2011), real. Harmony Korine
• Black Keys’ “Gold on the Ceiling” (2012), real. Harmony Korine
• Spring Breakers (Spring Breakers: Viagem de Finalistas, 2012), real. Harmony Korine

Cinema da Palestina: Terra e Liberdade
7 a 28 de outubro

• The Iron Wall (“O Muro de Ferro”, 2006), real. Mohammed Alatar
• 5 Broken Cameras (“5 Câmaras Partidas”, 2011), real. Emad Burnat e Guy Davidi
com comentário de Denise Liege (estudante do 2.º ciclo em Estudos Artísticos)
• Paradise Now (O Paraíso, Agora!, 1998), real. Hany Abu-Assad
• Omar (2013), real. Hany Abu-Assad
• Segell ikhtifa (Crónica de um Desaparecimento, 1996), real. Elia Suleiman
• Yadon ilaheyya (Intervenção Divina, 2002), real. Elia Suleiman
• Urs al-jalil (“Casamento na Galileia”, 1987), real. Michel Khleifi
• Hikayatul jawahiri thalath (“O Conto das Três Jóias Perdidas”, 1995), real. Michel Khleifi

Curtas de Luis Buñuel
4 de novembro

• Un chien andalou (Um Cão Andaluz, 1929), real. Luis Buñuel
• L’âge d’or (A Idade de Ouro, 1930), real. Luis Buñuel
• Las Hurdes (Las Hurdes: Terra Sem Pão, 1933), real. Luis Buñuel
• Simón del desierto (Simão do Deserto, 1965), real. Luis Buñuel

Dois Lugares, Dois Olhares
18 de novembro

• London (“Londres”, 1994), real. Patrick Keiller
• Agelastos petra (“A Pedra Triste”, 2000), real. Filippos Koutsaftis
[em colaboração com a Apordoc – Associação pelo Documentário]
com comentário de Salomé Lamas (cineasta e estudante do 3.º ciclo em Estudos Artísticos)

Jean Eustache: Existência Brumosa
25 de novembro a 16 de dezembro

• Les mauvais fréquentations (“As Más Companhias”, 1963), real. Jean Eustache
• Le Père Noël a les yeux bleus (“O Pai Natal tem Olhos Azuis”, 1966), real. Jean Eustache
• Le Cochon (“O Porco”, 1970), real. Jean-Michel Barjol e Jean Eustache
• Odette Robert (1979), real. Jean Eustache
• Une sale histoire (“Uma História Suja”, 1977), real. Jean Eustache
• Les Photos d’Alix (“As Fotos de Alix”, 1980), real. Jean Eustache
• Offre d’emploi (“Oferta de Emprego”, 1980), real. Jean Eustache
• La Maman et la putain (A Mãe e a Puta, 1973), real. Jean Eustache
• Mes petites amoureuses (“Meus Pequenos Amores”, 1974), real. Jean Eustache
• La Peine perdue de Jean Eustache (“O Fôlego Perdido de Jean Eustache”, 1997), real. Angel Díezport

Charles Burnett: O Liame do Solo
17 de fevereiro a 16 de março
[em colaboração com a Secção de Estudos Anglo-Americanos da FLUC]

• Several Friends (“Vários Amigos”, 1969), real. Charles Burnett
• The Horse (“O Cavalo”, 1973), real. Charles Burnett
• When It Rains (Quando Chove, 1995), real. Charles Burnett
• Quiet as Kept (“Quieto como Mantido”, 2007), real. Charles Burnett
• Killer of Sheep (“Matador de Ovelhas”, 1977), real. Charles Burnett
• My Brother’s Wedding (“O Casamento do meu Irmão”, 1983), real. Charles Burnett [versão original e versão do realizador]
• To Sleep with Anger (Não Durma Nervoso, 1990), real. Charles Burnett
• The Glass Shield (Conspiração Policial, 1994), real. Charles Burnett
• Nightjohn (1996), real. Charles Burnett
• The Blues: Warming by the Devil’s Fire (“Os Blues: Aquecer junto ao Fogo do Diabo”, 2003), real. Charles Burnett
• Nat Turner: A Troublesome Property (Nat Turner: Uma Propriedade Problemática, 2003), real. Charles Burnett
• Namibia: The Struggle for Liberation (Namibia: A Luta pela Libertação”, 2007), real. Charles Burnett

Terra Quente: Retrospectiva do Cinema Africano
30 de março a 4 de maio

• Doa al-karawan (“A Oração do Rouxinol”, 1959), real. Henry Barakat
• Al-ard (“A Terra”, 1969), real. Youssef Chahine
• Touki-Bouki (“A Viagem da Hiena”, 1973), real. Djibril Diop Mambéty
• Yeelen (A Luz, 1987), real. Souleymane Cissé
• Tilai (Tilai: A Lei e a Honra, 1990), rea. Idrissa Ouedraogo
• Samt el qusur (“Os Silêncios do Palácio”, 1994), real. Moufida Tlatli
• Buud Yam (“As Ervas de Leão”, 1997), real. Gaston Kaboré
• Abouna (“O Nosso Pai”, 2002), real. Mahamat-Saleh Haroun
• La Nuit de la vérité (“A Noite da Verdade”, 2004), real. Fanta Régina Nacro
• Moolaadé (“Protecção Mágica”, 2004), real. Ousmane Sembène
• Bab'Aziz (“Bab'Aziz, o Príncipe que Contemplou a sua Alma”, 2005), real. Nacer Khemir
• Timbuktu (2014), real. Abderrahmane Sissako

Kaiju: Cinema, Guerras e o Imaginário Japonês
18 a 25 de maio
[programado por estudantes do 1.º ciclo em Estudos Artísticos: Andreia Azevedo, António Miguel Pita, Diogo Andrade, Fábio Costa, Fábio Lucindo, Inês Santana, João Faria Ferreira, Mariana Mendes, Rodrigo Sérgio, Tomás Barreto, Verónica Alves]

• Nobi (Fogo na Planície, 1959), real. Kon Ichikawa
• Hiroshima mon amour (Hiroshima, Meu Amor, 1959), real. Alain Resnais
• Tora! Tora! Tora! (1970), real. Richard Fleischer, Toshio Masuda, Kinji Fukasaku
• Evangerion shin gekijôban: Jo (“Evangelion 1.11: Você (Não) Está Só”, 2007), real. Hideaki Anno