Data: 5 a 8 de julho 2022

Curso em Inglês

Duração do curso (nº de horas): 10 horas

Curso Online

Breve descrição do curso: A natureza tem sido, ao longo dos tempos, o principal fornecedor de substâncias e compostos para a saúde e bem-estar, recursos para o fabrico de medicamentos, inspiração para novos medicamentos e avanços da medicina. Longe de ser uma mera reminiscência da história, a investigação de produtos naturais é actualmente um dos principais contribuidores para a descoberta de fármacos, lado a lado com a concepção de fármacos, síntese orgânica e investigação biotecnológica. Nas últimas três décadas, a investigação de produtos naturais revelou as novas entidades químicas que estão na origem de um terço dos novos medicamentos que foram registados em todo o mundo.
Na sequência da edição de 2021 "Natural Product Research in Drug Discovery" dedicada ao potencial dos organismos e biomateriais como fonte de compostos biologicamente activos, esta edição de 2022 será centrada na análise de produtos naturais, destacando metodologias e estratégias utilizadas para a análise de produtos complexos preparações herbais, para isolamento, purificação e caracterização de metabolitos de plantas. O curso será composto por quatro sessões online de tarde com palestras e seminários (total de 10 h) dirigidas pelos Professores da Universidade de Coimbra, Universidade de Paris, Citê e Universidade Degli Studi Di Cagliari.

Devido ao carácter multidisciplinar da investigação sobre produtos naturais, esta é uma oportunidade para cruzar e partilhar conhecimentos sobre diferentes tópicos da ciência, fitoquímica, análise fitoquímica, química analítica, métodos de separação, espectroscopia, etc. Após cada palestra ou seminário, será aberto um curto período de discussão. Os estudantes são encorajados a participar interactivamente durante as aulas e nas discussões pós-aula.

Será entregue um certificado de frequência (com taxa de classificação) aos estudantes que tenham assistido a todos sessões e submeteram um relatório final sobre um dos tópicos expostos.

Inscrições fechadas!

Informação

Vagas exclusivas para Estudantes de Doutoramento das Escolas Doutorais Saúde e Recursos Naturais, Agroalimentar e Ambiente.