Doutoramento em Ciências Farmacêuticas | Faculdade de Farmácia

Data/Hora: 9 a 13 maio 2022

Curso em Português e Inglês

O curso será Presencial e Online

Objetivos: As doenças infecciosas são uma das causas mais marcantes de morbilidade e mortalidade a nível mundial. Os novos vírus emergentes, como o SARS-COV-2, o ressurgimento de doenças "antigas" e o aumento da resistência antimicrobiana, é uma enorme ameaça para a saúde humana.
O desenvolvimento de ferramentas moleculares tem sido crucial para compreender as infecções em diversas vertentes. Este curso visa dar uma visão geral dos métodos de base molecular para estudar as infecções causadas por vírus, bactérias e parasitas, nomeadamente na identificação do agente etiológico (por exemplo, RT-PCR), epidemiologia de genótipos de estirpes, genética da resistência antimicrobiana e sua disseminação, sequenciação genómica completa (WGS) e microbioma. Novas estratégias terapêuticas para combater as infecções são urgentemente necessárias e este curso irá ilustrar algumas abordagens inovadoras que irão alimentar a investigação futura sobre o tratamento e prevenção de doenças infecciosas.

Oito professores da Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa e Centro de Neurociências e Biologia Celular abordarão estes tópicos, referindo a sua investigação e experiência científica. No final do curso, será realizado um seminário por um orador internacional convidado da Universidade de Calgary, Canadá.
Os estudos moleculares são transversais ao estudo de diversas doenças, infecciosas ou não, e o curso deve ser considerado como uma forma de ganhar conhecimentos e de troca de ideias, com uma abordagem multidisciplinar. Os estudantes são fortemente encorajados a participar interactivamente durante as aulas, e completarão um teste final sobre os tópicos expostos.

Vagas exclusivas para Estudantes de Doutoramento da Escola Doutoral Saúde.