Doutoramento em Ciências Farmacêuticas | Faculdade de Farmácia

Nº de vagas extra: 7

Duração do curso: 22h

O curso será Online

Objectivos e Significado: A farmacologia é uma disciplina central que sustenta a investigação na descoberta e desenvolvimento de medicamentos. Abrangendo a farmacologia fundamental e clínica, a Farmacologia é o ramo da ciência biomédica que estuda as interacções entre os produtos químicos e os seres vivos dirigidas a prevenir, melhorar ou curar as consequências deletérias das suas doenças. Estas interacções são recíprocas: o organismo vivo afecta o medicamento ou a medicina (farmacocinética), e o medicamento ou a medicina afecta o organismo (farmacodinâmica).
São feitos grandes esforços durante a descoberta e desenvolvimento de fármacos para alcançar novos fármacos eficazes e seguros. No entanto, a taxa de fracasso clínico para tratamentos que atrasam ou impedem a progressão da doença é extremamente elevada, atingindo, por exemplo, quase 100% para as principais doenças neurodegenerativas com inúmeros compostos falhando em ensaios clínicos caros e demorados por falta de eficácia.
A maioria dos novos medicamentos são concebidos para se ligarem a receptores ou enzimas e são testados em células, tecidos, organismos inteiros e, subsequentemente, administrados a seres humanos para seguir as famosas quatro fases de desenvolvimento. Esta sequência linear é eficiente para os projectos para os quais a incerteza sobre o desenvolvimento é baixa. Existe, contudo, um número crescente de compostos inovadores resultantes do conhecimento biológico melhorado com um elevado nível de incerteza, exigindo uma abordagem mais inovadora de desenvolvimento de medicamentos, que deve proceder de uma forma muito mais adaptativa, utilizando objectivos feitos à medida, metodologias especiais e um tipo cíclico, em vez de linear, de gestão de projectos.
Este curso cobrirá questões-chave em farmacologia fundamental e aplicada, com especial enfoque em métodos quantitativos e qualitativos in silico, in vitro e in vivo para identificação de mecanismos de acção de medicamentos, rastreio pré-clínico de medicamentos e reposicionamento de fármacos. Ao longo deste curso serão especificados, através deste curso, ensaios de rastreio in silico/in vitro para caracterização farmacodinâmica e farmacocinética e a utilização de modelos de pequenos animais na investigação farmacológica básica e pré-clínica, discutindo protocolos e projectos bem sucedidos em doenças neurodegenerativas, cardiovasculares e oncológicas. A aplicação de técnicas de imagem pré-clínica (por exemplo, Ressonância Magnética, Imagem Molecular Nuclear e Tomografia por Emissão de Positrões) em pequenos animais roedores será também explorada quando utilizada para avaliação da segurança e eficácia de novas entidades químicas.
Este curso deverá dotar o aluno de raciocínio estratégico para impulsionar a produtividade da I&D pré-clínica e desenvolver medicamentos terapêuticos inovadores. Os estudantes são fortemente encorajados a participar interactivamente durante as aulas, e completarão um teste final sobre os tópicos expostos.

Vagas exclusivas para Estudantes de Doutoramento da Escola Doutoral Saúde.