Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

MarieCurie@UC

As ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) apoiam os investigadores em todos os campos científicos e em qualquer nacionalidade.

Na Universidade de Coimbra, acreditamos que ao receber investigadores doutorados de alta qualidade através das bolsas MSCA-PF e ao capacitar as Unidades I&D da UC para candidaturas bem sucedidas, iremos fortalecer a investigação na UC.


Se é investigador(a) doutorado(a) e está interessado(a) em candidatar-se a uma Bolsa de Pós-doutoramento Marie Skłodowska-Curie (MSCA-PF) na Universidade de Coimbra, teremos todo o gosto em o(a) receber.

Todos os(as) candidatos(as) interessados(as) deverão entrar em contato diretamente com as unidades I&D da UC e respetivos pontos de contato.

Objetivos principais:

  • Fomentar a excelência através da implementação de projeto de investigação
  • Aumentar o potencial criativo e inovador dos investigadores doutorados (formação em competências transferíveis e desenvolvimento de carreira)
  • Foco na mobilidade 3i (internacional, inter-sectorial, interdisciplinar)
  • Pontes e exposição ao sector não académico

Está a planear candidatar-se ao programa Marie Skłodowska-Curie Postdoctoral Fellowships  (MSCA-PF)?  

Uma MSCA-PF pode ser um grande incentivo para a sua carreira se estiver à procura de uma Fellowship de prestígio que lhe permite realizar investigação independente (saiba mais aqui). 

Este ano, deverão ser atribuídos 242 milhões de euros deverá ser atribuído na call MSCA-PF-2021. Para serem elegíveis, os(as) candidatos(as) devem estar na posse de um doutoramento à data de candidatura e ter até 8 anos de experiência de investigação após o doutoramento. Este período inclui as seguintes exceções: interrupções de carreira, trabalho fora da investigação e investigação fora da Europa para a reintegração de investigadores. Além disso, a regra da mobilidade exige que o(a) candidato(a) esteja estabelecido(a) nos Estados membros da UE ou Países Associados e não tenha residido em Portugal durante mais de 12 meses nos 36 meses anteriores ao prazo do concurso para ser elegível. 

Pode candidatar-se a uma Bolsa Europeia (12 - 24 meses) ou a uma Bolsa Global (24 - 36 meses, em que 12 - 24 é a fase de saída da Bolsa + 12 meses fase de regresso obrigatório na Europa), com a possibilidade de prosseguir destacamentos intersectoriais em todo o mundo (até 1/3 da duração da bolsa). Além disso, a partir de 2021 pode optar por incluir uma colocação adicional de até 6 meses numa organização europeia não académica no final da bolsa.

O que é que o programa MarieCurie@UC tem a oferecer?

Na Universidade de Coimbra, estamos empenhados em prestar-lhe um apoio individualizado para o sucesso da sua candidatura. Será apoiado por um(a) gestor(a) de ciência na unidade de I&D que alojará a sua candidatura. 

Assim que se tornar Fellow, terá também acesso a uma vasta gama de serviços de realojamento e a condições competitivas para maximizar a transferência de conhecimentos e o impacto da sua investigação. 

Junte-se à MarieCurie@UC

Mais informação: iii@uc.pt ou +351 239 247 800.