Como publicar com qualidade

Publicar com qualidade já não significa apenas procurar uma editora capaz de produzir livros esteticamente bonitos, mas cada vez mais pensar em práticas editoriais que se iniciam antes da publicação (como a adoção de mecanismos transparentes de arbitragem científica e de princípios éticos que garantam o respeito por todos os agentes envolvidos) e que se prolongam muito além do momento da publicação, como acontece com as dinâmicas de indexação internacional e de alinhamento com os princípios da Ciência Aberta.

Determinadas organizações internacionais, em colaboração, produzem orientações para a integridade na pesquisa e na publicação de ciência.

O COPE - Committee On Publication Ethics reúne um vasto número de influentes revistas e editores científicos, que promovem a aplicação de princípios éticos na publicação. É um organismo de referência como fonte de orientações para publicar com qualidade.

A ALLEA-All European Academies, lançou, em várias línguas, o Código Europeu de Conduta para a Integridade da Investigação, aprovado pela Comissão Europeia.

Por sua vez, a Comissão Europeia, a pensar nos investigadores que preparam candidaturas de projetos a financiamento da União Europeia, elaborou o documento Ethics for Research.

Publicar com qualidade exige responsabilidade de todas as partes envolvidas: autores, editores, revisores. Aqui ficam alguns recursos para cada uma delas.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO