/ Revistas / Poesia / Ao largo / Lugar dos Livros

Prémio Joaquim de Carvalho 2024

≈ 4 minutos de leitura
MP

Maria João Padez

Diretora‐adjunta da Imprensa da Universidade de Coimbra

A Oficina de Gil Vicente de José Augusto Cardoso Bernardes

A obra A Oficina de Gil Vicente, de José Augusto Cardoso Bernardes, é a vencedora da 15.ª edição do Prémio Joaquim de Carvalho, instituído pela Imprensa da Universidade de Coimbra (UC).

A obra centra-se na figura de Gil Vicente, que permaneceu ao serviço da corte régia durante 35 anos, escreveu e encenou cerca de meia centena de peças, abrangendo os diferentes géneros do teatro europeu de finais da Idade Média. Apesar da diversidade que caracteriza a obra de Gil Vicente do ponto de vista temático e formal, nela sobressaem linhas de coerência que permitem estabelecer importantes ligações entre os autos. Assim sucede desde a Visitação e o Auto Pastoril Castelhano (ambos representados em 1502) até Floresta de Enganos, representada em 1536, que constitui o epílogo de uma criação invulgarmente extensa, regular e continuada. Ao longo dos diferentes ensaios que compõem o presente volume, procura demonstrar-se a unidade e a singularidade de uma obra que, por motivos vários, não mais se repetiu na história da cultura portuguesa e peninsular. De acordo com a apreciação do júri, «esta obra retoma um conjunto variado de intervenções do autor sobre um tema central da literatura medieval portuguesa. O conjunto de intervenções variadas sobre Gil Vicente confere um estatuto de unidade interpretativa de uma obra de notável valor, histórico e literário, escrita em aberto diálogo com variadas outras figuras e tendências da Península Ibérica e da Europa dos campos teatral, da sátira medieva e mesmo da consolidação da língua portuguesa, ficando agora disponível a um público alargado. Criatividade e imaginação, encontram-se a cada momento da leitura sólida e sempre renovada da obra singular e do talento de Gil Vicente que o autor do livro oferece e faz sobressair com ímpar destreza cultural e substrato histórico-literário. A qualidade da obra permite afirmar que não é mais possível escrever sobre Gil Vicente sem a consulta cuidadosa deste trabalho erudito, o que tem evidentemente um significado cultural profundo».

José Augusto Cardoso Bernardes é Professor Catedrático na Faculdade de Letras da UC e membro integrado do Centro de Literatura Portuguesa. Além de ter publicado estudos sobre autores canónicos da Literatura Portuguesa, com destaque para Gil Vicente e Luís de Camões, tem-se dedicado aos problemas da investigação e do ensino das Humanidades em contexto nacional e internacional. Foi codiretor de Biblos. Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa (1995-2005). Foi Diretor da Biblioteca Geral da UC (entre 2011 e 2019). É membro do Atomium Culture (desde 2009), membro do Conselho Nacional de Educação (desde 2011) e consultor para o Programa Língua Portuguesa da Fundação Calouste Gulbenkian (desde (2013). É o Comissário para as Comemorações dos 500 anos de Camões.


O Prémio Joaquim de Carvalho 2024 conta com o apoio da Navigator.